11/06/2019 às 15h29min - Atualizada em 11/06/2019 às 15h29min

Maestro Rosildo Viana do Sax, o ícone da música obidense

Aprendeu a tocar com 20 anos de idade, teve como professor seu futuro sogro “Manduca feitor”, fundou a banda Os Regionais

Por: Josi Ynomata
Fotos: Arquivos pessoais
ÓBIDOS - Rosildo Viana Marinho, mais conhecido como o Maestro Rosildo do Sax, conversou na manhã desta terça-feira (11), com nossa equipe de reportagem do Portal Obidense, nos contou um pouco de sua história.

Rosildo Viana Marinho, natural da Comunidade Cativo (Lago Grande), nasceu no dia 05 de Janeiro de 1943, pai de 8 filhos, sendo 5 homens e 3 mulheres, casado com a Dona Maria Luzia Amaral Marinho. 

Em entrevista ao Portal Obidense, o Maestro Rosildo da sua história de vida e também de como despertou a vontade de tocar saxofone um dos instrumentos mais encantador dos ritmos mundiais.

Em 1963

Disse Rosildo: “Na adolescência trabalhei muito na roça e também como pescador. Em 1963, aos 20 anos, eu observei um senhor tocando saxofone e me encantei vendo ele tocar. A partir daí, me despertou o desejo de aprender tocar saxofone. Alguns anos depois, esse mesmo senhor se tornou meu sogro e nessa mesma época conheci o professor de música Manoel Evangelista dos Santos, mais conhecido como Manduca Feitor. Perguntei a ele se poderia me ensinar a tocar saxofone e ele me respondeu que sim, mas teria que conseguir mais uma pessoa para poder me ensinar. Então, convidei um primo para estudar junto comigo, mas ele não continuou, e somente eu continuei no caminho da música, aprendendo a teoria e a prática. Um mês depois eu já estava tocando sax em bandinhas na comunidade e animando o povo”.

Em 1966

Em 1966, se casou com Dona Maria Luzia Amaral Marinho e 4 anos depois se mudou com a família para a cidade de Óbidos, e nesse mesmo ano criou a banda "Os Regionais".

Maestro Rosildo é um ícone da música obidense, já tocou em algumas bandas da cidade como; Banda Obidense (hoje banda Energia), Banda Intersom, (do Maestro Manoel Rodrigues), e na banda Os Regionais e atualmente é musico convidado da banda do Pai da Pinga, bloco carnavalesco de Óbidos.

Atualmente, aos 76 anos de idade, é saxofonista da banda Lazer de Óbidos. O artista obidense também, toca na banda da Pai da Pinga.

Rosildo e o Pai da Pinga

Para o grande artista obidense é uma honra tocar na banda Pai da Pinga, no período do Carnaval. "Me sinto horando em toca no Pai da Pinga, pois arrastamos uma multidão nas segundas-feiras, e fico feliz por isso". Declarou: Rosildo Viana Marinho.

Conheça também – Nilce Marinha uma cantora Obidense
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)991976588.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp