Mascotes do Obidense

O time paraense tem como mascote o Jacaré e o Jaraqui (JJ)

Mascote é o nome dado a um animal, pessoal ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou time de futebol.

A Mascote - Identidade visual. Uma mascote (no feminino mesmo) representa o clube através de uma simples imagem. Os mascotes (no masculino, no popular) carregam histórias interessantes, das mais belas do mundo do futebol.

O Obidense possui duas mascotes (dois mascotes, no popular) O Jacaré por assim ser conhecido o paraense migrante que mora no estado do Amazonas, estado com maior número de emigrantes paraense do Brasil e o Jaraqui peixe em abundância na época da piracema na cidade de Óbidos, lugar onde nasceram os fundadores do time de futebol em Manaus Obidense Futebol Clube.

Mascote é o nome dado a um animal, pessoal ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou time de futebol.

Mascote - Jacaré

A mascote oficial do Obidense e o Jacaré Tinga (Jacaretinga em Tupi), réptil que tem seu habitat na Amazônia brasileira seu nome cientifico é Caiman Crocodilus, é muito feroz e resistem tanto a grandes enchentes como vazantes, podem viver na terra como nas águas. O escudo do Obidense apresenta sua frente toda Branca em alusão ao dorso do Jacaré a palavra Tinga significa branco em tupi.

Outro fato que levou Obidense F.C adotar o Jacaré é exatamente por assim ser chamado pela torcida adversária em cognominar a alcunha aos paraenses de comedores da Jacaré... É assim que são chamados no estado do Amazonas.

Mascote – Jaraqui

Muito interessantes são esses dois mascotes que o Obidense carrega em seu escudo, pois os dois se completam. O Jacaré também se alimenta do Jaraqui e o Jaraqui é o símbolo da cidade de Óbidos, onde existe inclusive um festival gastronômico e cultura em homenagem ao peixe tão apreciado pelos filhos de Óbidos.

Dessa forma tanto o Jacaré como o Jaraqui representam respectivamente os símbolos do estado e do município de Óbidos. Na cidade Obidense é comemorado todos os anos no Mês de junho o festival do Jaraqui realizado pela ACOB, evento este que faz parte do calendário de eventos do município.

Mito – Muitos amazonenses fazem uma interpretação errada do jaraqui na boca do jacaré (ver escudo do time), pois em Manaus o jaraqui também é cultuado como o peixe símbolo da Cidade tem até um lema para os imigrantes que diz “Quem comer jaraqui não sai mais daqui”. Dessa forma eles fazem alusão ao peixe jaraqui sendo sempre devorado pelo jacaré mencionando os times do amazonas tido como rivais do time paraense, por outro lado a própria torcida do Obidense já adotou essa interpretação por questão de rivalidade e a história entre paraense e amazonenses vai além de nosso meio contemporâneo.

Click aqui e veja a materia original e mais fotos

 

Link
Tags »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

11.8%
11.8%
41.2%
5.9%
17.6%
5.9%
5.9%
Moeda Valor
Dólar 3.308
Euro 3.8889
Peso Argentino 0.1889
Bitcoin 63200