Obidense Caveira

Primeiro obidense a concluir o curso de operações especiais - COEsp na PM de Rondônia.

Apenas dez “caveiras” dos 35 inscritos concluíram o V Coesp na PM de Rondônia, o Saldado da PM do Amazonas, mais filho de Óbidos conseguiu concluir um dos mais difíceis e concorridos cursos da Polícia.

RONDÔNIA – Um dos cursos mais difíceis e concorridos nas polícias brasileiras e mundiais é o Coesp  – Curso de Operações Especiais. A  quinta edição na Polícia Militar de Rondônia,   teve início em 10 de agosto de 2015, terminando na sexta-feira 18 dezembro,  com apenas dez “caveiras” dos 35 inscritos. Quatro da PM de Rondônia, um da PM Mato Grosso, um da PM Roraima, um da PM do Amazonas, um  da PM Amapá, um da PM Pará  e um da PM Rio Grande do Norte. A entrega dos certificados, gorros, e premiação ao primeiro colocado foi no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho.

Coordenado pelo tenente PM Paulo Henrique, respondendo pelo Comando da COE – Companhia de Operações Especiais, realizado pelo GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais, pelotão da COE os policiais militares formados no Coesp são responsáveis por desenvolver atividades de Operações Especiais, como ocorrências com reféns, assalto a banco, agentes químicos, bombas e explosivos, entre outros, em todo o Estado de Rondônia.

Essas atividades exigem pessoas e equipamentos especializados, treinamentos e estrutura em condições de resposta aceitável. Ser voluntário é o primeiro requisito para integrar a equipe, em seguida aprovação no árduo processo seletivo e finalmente a conclusão do Coesp (curso voltado para habilitar profissionais para atuar em todo tipo de bioma e de ocorrência, por pior que sejam).

O Soldado Magno Vieira Ribeiro, filho de Walvick Ribeiro com Raimunda Vieira, nascido em Óbidos, é policial desde 2011, foi o primeiro obidense, mais representante da PM do Amazonas, conseguiu concluir um dos cursos mais difíceis da Coesp, “Fiz porque era uma realização tanto pessoal como profissional, pois já trabalho na companhia de operações especiais (coe) em Manaus, mas faltava me especializar ainda mais, e vim representando o Amazonas que é  onde eu sirvo PMAM, e o curso de operações especiais (COEsp) é  um curso que visa capacitar o policial a trabalhar em todas as áreas, selva no 54 bis, operações rurais e Sniper policial com o Bope do Mato Grosso, explosivíssimo e mergulho com o Bope de Brasília, agentes químicos e bioquímicos com o BOPE Choque de Brasília, segurança de autoridade com a equipe aproximada da presidente Dilma, aplicações táticas com Bope do Rio de Janeiro, montanha e gerenciamento de crise com o Gate de Minas, operações helitransportaveis em Goiás e finalmente pra fechar com chave de ouro com entrada tática e paraquedismo em Rondônia.” Relatou Sd. Magno Ribeiro.

Sendo um dos cursos mais difíceis alguns obstáculos foram vencidos, “O curso serve para o policial operar nas atividades de sequestro com refém, contra terrorismo, rebelião, busca e captura de meliantes escondidos na mata, todas as outras áreas, o curso teve duração de 4meses e meio, onde passei fome, sede, frio, e atividades sob estresse, e aprender a controlar o medo, e chegar perto da morte.” Informou Magno Ribeiro.

O curso foi realizado no estado de Rondônia e percorreu o Brasil todo, para iniciar o curso alguns testes foram feitos, “Eu fiz teste físico pra sair de Manaus,  uma seleção entre seis policiais passaram dois eu e um tenente, só que o tenente saiu na primeira semana, não aguentou e foi embora, pra se tornar um caveira é muito difícil.” Finalizou Sd. Magno.

O que é a caveira?

A caveira cravada no seu peito é mais que um símbolo de status, é um sinal de responsabilidade com a doutrina, que tiveram a oportunidade de conhecer todos os seus limites e os superar e nem por isso, lhe faz se sentir melhor ou pior que outras pessoas, mas lhe carrega de um sentimento capaz de certificar que juntos são imbatíveis.

O Caveira trabalha com elevado grau de risco no atendimento de ocorrências de altíssima complexidade, o que torna sua atividade de elevada periculosidade para seus operadores que carregam a responsabilidade de proteger os cidadãos e apoiar os batalhões de área, mesmo com o risco de suas próprias vidas.

Parabéns ao Soldado Magno Ribeiro pela sua conquista, mais um filho de Óbidos dando orgulho á todos.

Link
Tags »
primeiro obidense a passa em curso dos
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.8%
4.5%
26.6%
13.8%
10.8%
20.6%
16.8%
Moeda Valor
Dólar 3.3015
Euro 3.6914
Peso Argentino 0.2025
Bitcoin 9389.68766