Hist. Xupa Osso

História Xupa  Osso

Bloco que se originou do conhecido Barreirão foi criado em 1997

Bloco Xupa Ossodo Centro de cidade que se concentra na Praça de Santana é o mais conhecido fora de Óbidos.

ÓBIDOS - O Bloco Xupa Osso é uma continuação do antigo Bloco Barreirão, que saia todos os domingos de janeiro e fevereiro da Praça Barão do Rio Branco conhecida como Praça de Sant’Ana, especificamente da residência do Sr. Emanuel kelly Santos de Aquino (Paúca).

A ideia de organizar um “Bloco de Carnaval de Rua” surgiu da Srª. Silvia Dorian Alves Ferreira e integrantes do Barreirão como: Ronaldo Pantoja, Ary Ferreira, Jorge Ary Ferreira (Jorjão), Teodosio Farias (Duzinho), Nilce Rosa Bentes Farias, Marlise Costa Lopes, Carlinho Pantoja, Andréa Carvalho, Janidson Sousa, Regina Figueira, João Augusto (Pitican), Maria Gomes, Marilda Lopes, Charles Bentes, Edilsa Tavares, Idilamar Aquino, Jorge Luiz (Urubu), Imaculada Brito, Cristóvão Matos, Maristela Matos, Zelita Carvalho, Walmir Carvalho, Antonieta Barros, Francisco Alfaia entre outros.

O nome XUPA OSSO foi proposta de Ary Ferreira, que votado em assembleia geral realizada na Assembleia Recreativa Pauxis – ARP em 01 de fevereiro de 1997 (data esta de sua fundação) ganhou por maioria da proposta de NEGA MALUCA de Silvia Dorian Ferreira.

O nome Chupa Osso tem sua origem no apelido dado aos filhos de Óbidos.  O apelido surgiu no final de década de 60 quando o empresário Sr. Isaac Hamoy exportava ossos para os Estados Unidos e a maioria dos obidenses vendiam ossos ao supracitado empresário. Esse apelido foi dado pelos moradores da cidade vizinha de Oriximiná, que eram nossos rivais, número um, e também conhecidos como Espoca-Bode.

A característica do BLOCO XUPA OSSO é a camisa estilo abadá colorido, tendo o destaque de sua logomarca (o homem na rede chupando osso). Essa logomarca foi originada pela cultura do paraense do uso constante da rede e o osso, faz mensuração ao apelido herdado pelos obidenses.

Link
Tags »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

11.8%
11.8%
41.2%
5.9%
17.6%
5.9%
5.9%
Moeda Valor
Dólar 3.308
Euro 3.8889
Peso Argentino 0.1889
Bitcoin 63200