22/12/2023 às 15h12min - Atualizada em 22/12/2023 às 15h12min

‘Mirante do Desagravo’: Testemunha Silenciosa da Revolta Cabana

A história esquecida de Óbidos durante a Cabanagem e a persistência do Mirante do Desagravo

Por: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Mirante do Desagravo

ÓBIDOS - O Mirante do Desagravo, localizado na cidade de Óbidos, no estado do Pará, possui uma história interessante relacionada ao período da Cabanagem, um importante episódio da história do Brasil.

A Cabanagem foi uma revolta popular que ocorreu na província do Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840. Foi um movimento liderado por diferentes grupos sociais, incluindo cabanos (população pobre e marginalizada), indígenas, escravos libertos e até mesmo alguns membros da elite local insatisfeitos com o governo central e com a situação da província.

No contexto da Cabanagem, o Mirante do Desagravo desempenhou um papel significativo. Durante o conflito, Óbidos foi um dos principais redutos dos cabanos, e o mirante serviu como uma espécie de fortaleza para as forças rebeldes. Localizado em uma posição estratégica, no alto de uma colina, oferecia uma visão privilegiada da cidade e arredores, permitindo que os cabanos observassem os movimentos das tropas inimigas e se preparassem para possíveis ataques.



O Mirante do Desagravo tornou-se um ponto de resistência cabana em Óbidos, onde se concentravam tropas e lideranças locais. De lá, eles defendiam a cidade contra as investidas das tropas do governo central, lutando por suas demandas e buscando o controle da província.

No entanto, a Cabanagem foi um conflito extremamente violento, marcado por intensos combates e pela repressão das forças imperiais. Embora o Mirante do Desagravo tenha desempenhado um papel importante na resistência cabana, as forças governamentais conseguiram retomar o controle da cidade em 1836. A repressão aos cabanos foi brutal, resultando em uma grande quantidade de mortes e perseguições.

Hoje em dia, o Mirante do Desagravo continua sendo um local histórico em Óbidos, evocando a memória da Cabanagem e seu papel na luta pela autonomia e justiça social na região. É um espaço onde visitantes e estudiosos da história podem conhecer mais sobre esse importante capítulo da história do Pará e refletir sobre suas consequências para o país.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp