Hist. Águia Negra

História do Águia

Bloco do Povão como é carinhosamente chamado foi fundado em 1998.

A ideia de criar um bloco para representar o bairro da Cidade Nova, foi para resgatar a história dos grandes carnavais que aconteciam no bairro.

ÓBIDOS - Fundado em 31 de janeiro de 1998, por Jorge Alvarenga, Lucimar do Amaral Rodrigues, Milson Selmo Soares e Maria Rosiete Nunes Ferreira, com o intuito de reorganizar e animar o carnaval do Bairro da Cidade nova, vindo a se tornar um dos Blocos mais animados do Carnapauxis. Sua sede própria está situada a Rua Pedro Alvares Cabral, no Bairro da Cidade Nova.

O nome Águia negra, foi sugerido em uma reunião às pressas, e não trata de homenagear e sim de chamar a atenção da comunidade como um todo para um evento que mais tarde se tornaria do maior carnaval de rua do oeste paraense, o CARNAPAUXIS. Foi com esse pensamento que os fundadores do Bloco, resolveram então colocar um nome chamativo, pois talvez assim, o Bairro da Cidade Nova fosse novamente lembrado por seu passado glorioso em seus tradicionais bailes carnavalescos, passado este, agora transformado em um PRESENTE de tardes alegres onde o que reina é a paz, harmonia, folia, e porque não dizer o orgulho de ser “ÁGUIA NEGRA“.

O Águia se apresenta no sábado gordo de carnaval dando destaque para as cores vermelha e preta as quais enfeitam o sábado do carnapauxis, tem em sua comissão de frente, belas moças vestidas com trajes provocantes que mexem com a imaginação masculina, trazendo em sua escolta o estandarte – Símbolo do bloco: uma águia com tonalidade negra. A característica marcante do Bloco Águia Negra é a apresentação de mulheres desfilando com exuberantes fantasias carnavalescas. O referido bloco, não se apresenta por alas, porém, todos os anos presta homenagens a fatos ou pessoas “importantes” que contribuíram ou contribuem nos aspectos social, econômico e cultural da cidade de Óbidos.

O “Águia”, sagrou-se Bloco campeão do Carnapauxis nas modalidades de: letra e música (2001), virgens (2001), tricampeão de rainhas do Carnapauxis (1999, 2000, 2001) e teve a honra de merecer o título de Bloco campeão do Carnapauxis do ano de 1999, por ter alcançado o maior número de pontos somado entre todos os quesitos, outra conquista é a de manter o cantor e compositor Tony Amaral na função de compositor oficial do Águia, sendo que a primeira marchinha do Águia Negra é de autoria do cantor e compositor Josivaldo, onde o mesmo faz em seus versos uma linda homenagem ao querido bairro da Cidade Nova.

“O Bloco do Povão” como foi carinhosamente apelidado por seus brincantes, faz a festa arrastando uma verdadeira multidão de aproximadamente 30 mil foliões vestidos a caráter com seus abadás, dominós em sua tradicional saída pelas ruas estreitas e ladeiras de Óbidos.

Link
Tags »
História do bloco Águia Negra
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.7%
4.5%
27.5%
13.8%
10.7%
20.3%
16.5%
Moeda Valor
Dólar 3.181
Euro 3.7415
Peso Argentino 0.1848
Bitcoin 9389.68766