4º Batalhão 1912

General Ilha Moreira Partiu de Belém para uma visita ao 4º Batalhão em Óbidos.

Isso aconteceu nos primeiros dias de 1912. Como resultado desta visita, retornando a Belém, o general nos deixou um breve relato que transcrevemos abaixo:

ÓBIDOS - No dia 28 de dezembro de 1911, deixava o porto de Belém, com destino a Óbidos, o general Antônio Ilha Moreira, inspetor Região Militar, acompanhado de sua família e do tenente-coronel Manoel Luiz de Mello Nunes, para fazer uma visita de inspeção ao 4º Batalhão de Artilharia de Posição, lotado na cidade de Óbidos. Tendo chegado na cidade pelas comemorações do ano novo. Somente nos primeiros dias de 1912, realizou o general a inspeção a que tinha vindo. Como resultado desta visita, retornando a Belém, o general nos deixou um breve relato que transcrevemos abaixo:

Na visita de inspeção que venho de fazer ao 4º batalhão de artilharia de posição e à bateria da Serra da Escama, em Óbidos, fiquei agradavelmente impressionado, por haver notado que em tudo ali preside o trabalho, ordem e atividade, achando-se o material em boas condições de conservação; a escrituração caprichosamente feita e as instruções do batalhão excelentemente adiantadas.

Tive a satisfação de inaugurar a linha de tiro, com a extensão de 1.700 metros, onde d’ora em diante poderá o batalhão se exercitar no tiro ao alvo com os seus canhões de campanha e os fuzis de guerra que possui. Este profícuo trabalho, deve-se, sobretudo, à tenacidade e amor pela instrução do comandante do 4º batalhão, tenente-coronel Bonifácio Gomes da Costa, habilmente secundado pelo infatigável 1º tenente Graciliano Negreiros, da comissão de engenharia nesta região, que tem por chefe, o sr. Tenente-coronel Manoel Luiz de Mello Nunes, cujos trabalhos realizados em épocas anteriores à minha administração, atestam o seu esforço e competência profissional, aliás comprovada em outras partes, em obras de maior valor e potência técnica.

Assim, pois, louvo ao sr. Tenente-coronel comandante do 4º batalhão de artilharia de posição, Bonifácio Gomes da Costa, pelo elevado interesse da instrução do seu batalhão, inexcedível zelo e competência administrativa.

Louvo igualmente ao sr. 1º tenente de engenheiros, Graciliano Negreiros, pela sua incomparável atividade, dedicação à instrução militar e competência profissional.

O sr. Tenente-coronel comandante do 4º batalhão de artilharia, deverá, em meu nome, elogiar os oficiais que mais esforçadamente o têm auxiliado nesses serviços, bem como as praças do batalhão dignas de especial menção.

Como merecido pleito de homenagem aos trabalhos realizados em Óbidos pelo sr. Tenente-coronel de engenheiros, Manoel Luiz de Mello Nunes, determino que o reservatório de água, que vai abastecer a bateria da Serra da Escama, cujo encanamento, já no alto, foi por mim inaugurado em 4 do corrente mês, tome o nome de – Tenente-coronel Mello Nunes –, inscrito em placa metálica, para que assim possa o seu nome ser ainda lembrado, em época remota, pelos habitantes daquela cidade e pelas praças de sua guarnição”.

Além das inaugurações da linha de tiro, que recebeu o nome de “Ilha Moreira”, em homenagem ao ilustre visitante, e do encanamento de água da bateria da Serra da Escama, o general inspetor foi alvo de várias homenagens, tanto por parte da guarnição do 4º batalhão de artilharia de posição, como também pelo povo de Óbidos. Na véspera de sua viagem de retorno (05 de janeiro de 1912), a elite civil da cidade ofereceu um grandioso baile em honra do general, com brindes de champanhe, servida em taças de cristal. Entre os homenageados pelos brindes destacavam-se o Marechal Hermes da Fonseca, o Barão do Rio Branco, o Governador João Coelho, o dr. Eloy Simões, chefe de polícia do Estado, a magistratura local, entre outros. Terminava, em clima de festa, a visita do general ao 4º batalhão de artilharia de posição, em Óbidos.

Link
Tags »
historia óbidos batalhão
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.9%
4.6%
26.5%
13.7%
11.0%
20.6%
16.7%
Moeda Valor
Dólar 3.182
Euro 3.4599
Peso Argentino 0.2066
Bitcoin 4600.1