História Vai ou Raxa

História Vai ou Raxa

Conheça a história da Associação Carvalesca Bloco Vai ou Raxa do Bairro do São Francisco

ÓBIDOS - Bloco Vai ou Raxa, legitimo representante do bairro do São Francisco, foi fundado como bloco alternativo em 24 de fevereiro de 2006, mas somente em 2015 foi oficializado pela Prefeitura Município na administração de Mário Henrique e como secretário de Cultura Sandro Silva.

Mesmo antes de sua oficialização, moradores do bairro de origem do bloco já o consideravam como oficial e grande, pois suas fantasias eram de qualidade e riquíssimas em detalhes. Ao longo de 8 anos depois de sua criação, o bloco Vai ou Raxa, fez uma parceria com o bloco Águia Negra, eram coirmãos e como não podia entrar no Fobódromo por não ser oficial, então entravam como uma ala do bloco do povão.

O bloco se orgulha em evidenciar que foi fundado por um povo humilde, guerreiro e trabalhadores, que com certeza sonhavam, pela sua grandeza e mostrariam seu valor.

Como surgiu

Geralmente quando se trata de bloco, a criação sempre é entre amigos com um bom papo na mesa de um bar, após a ideia se juntaram: Francisco Garcia, Jailton, Iramir, Iraci Lopes, Neide Lopes, Isoneide, Ilza, Marinaldo Gomes (garrafa) a reunião foi na pracinha do bairro.

O nome

Para a escolha do nome do bloco, surgiu várias opção, na época misteriosamente apareceram no campo do Mariano grandes pegadas e devido a isso o primeiro nome seria Bloco do Pesão. Outro nome cogitado foi Chico Folia. Nesse meio tempo, nada estava definido, foi que um dos membros (Francisco Garcia) soltou uma expressão ao pegar o copo de pinga para tomar na sua vez, dizendo: “É agora Vai ou Raxa” então sem ele perceber todos estavam se olhando parecia ai chegar finalmente o nome do Bloco que esta até hoje, mas foi muito discutido, algumas pessoas não concordavam devido ser um nome forte, porém chegaram ao veredito final e assim ficou denominado Bloco Vai ou Raxa. Mudaram apenas o CH pelo X para deixar bem carnavalesco.

No outro dia começaram a trabalhar nos Abadás, que foram feito artesanalmente pintado a mão, que teve a contribuição muito grande da Izoneide devido ser costureira disponibilizou sua estrutura para o bloco, quando os moradores do bairro souberam da novidade, apoiaram a ideia e na sua maioria queriam comprar o Abadá do Vai ou Racha o bloco carnavalesco do bairro.

Os primeiros anos o Bloco Vai ou Racha saia sempre com o bloco do Morro devido não ser oficial, após 4 anos, ouve um convite do Águia para então devido a proximidade dos bairros saírem juntos o Bloco do Povo e do Povão, depois de 5 anos saído com o Águia Negra então aconteceu em 2015.

Em 2015, o sonho de toda uma comunidade, os humildes do bairro do São Francisco foram realizados, o bloco cresceu e entrou definitivamente para a história do maior carnaval de rua da Amazônia o Carnapauxis, abrindo o carnaval oficial da Cidade da Alegria.

Todos os anos o bloco sempre escolhe um tema para defender, falar e cantar nas ruas enladeiradas da cidade de Óbidos e também aclamar ou homenagear os integrantes do Vai ou Racha, sempre exaltam sua fé e suas cresças, também lutam para preservar a cultura de seu estado e de sua cidade. Bloco Vai ou Raxa reuni atualmente em media de 10 a 15 mil pessoas. E Luta para se tornar independente financeiramente como Associação.

Diretores do Bloco Vai ou Racha

Presidente: Raimunda Ilzete

Vice Presidente: Iramir Filho

D. Financeiro: Marciano

D. Artistica: Josiane Tavares

D. Social: Francisco Garcia

Conselho Fiscal: Marinaldo Gomes

Jair Garcia: Conselho Fiscal

D. Musical: Toni Rogério

Link
Tags »
história do bloco vai ou racha carnapauxis
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.7%
4.5%
27.5%
13.8%
10.7%
20.3%
16.5%
Moeda Valor
Dólar 3.181
Euro 3.7415
Peso Argentino 0.1848
Bitcoin 9389.68766