25/05/2023 às 16h28min - Atualizada em 25/05/2023 às 16h28min

Obra no Mercado Municipal de Óbidos promove a cultura e o turismo no município

Edificação de 1925 é considerada um símbolo da história de formação de Óbidos no oeste estadual

Da Redação
agenciapara.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Reprodução/agenciapara.com.br

ÓBIDOS - Considerado parte da história e da cultura do município de Óbidos, o Mercado Municipal passa por serviços de reconstrução para preservar sua história e promover o comércio. Segundo o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o local é visto como um edifício de interesse a preservação devido seu legado com a cultura da cidade. A obra faz parte de um convênio celebrado entre a Secretaria de Obras Públicas (Seop) e a prefeitura municipal, e vai garantir que ao longo de 500 metros quadrados, os seus 19 boxes voltados para a comercialização de alimentos sejam totalmente reconstruídos, mais estruturado e garanta o conforto e a higiene sanitária e alimentar necessários para o consumo. 

O secretário de obras públicas, Ruy Cabral, ressalta a iniciativa do Estado quanto às obras de melhorias nos mercados. “Uma importante parceria com as prefeituras municipais para que possamos oferecer a população mais qualidade na distribuição e comércio de alimentos, frutas, entre outros. Este Mercado de Óbidos, além de tudo, é uma parte da história desta cidade, com a conclusão das obras, esperamos que todos possam ter um espaço mais adequado e digno para todos”, disse o titular da Seop, Ruy Cabral. 

Estão sendo executados serviços de estruturação, sistema de vedação, na área da cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, de combate a incêndio, revestimento interno e externo, bancadas de granito, pintura e os pisos. O investimento conta com a ordem de aproximadamente R$ 1,3 milhões de reais. 

Esta obra irá fomentar o potencial turístico do mercado, além de recuperar sua beleza e adaptá-lo com segurança e comodidade para quem frequenta o espaço, como destaca o secretário-adjunto de obras, Valdir Acatauassú.

“Esta restauração preserva a qualidade arquitetônica de uma época e faz com que a população ganhe um espaço, para além de vender seus produtores, ter também no artesanato local novos pontos de captação de recursos e transferência de venda”, ressaltou o gestor.

Mercado - A edificação atual do Mercado Municipal de Óbidos foi projetada pelo arquiteto José Sidrim, tendo sua construção iniciada em 1925 e inaugurada em 1926. O projeto reflete a cultura vivida pela sociedade naquela época, pois, ainda influenciado pelos paradigmas da Belle Époque, o prédio segue um estilo eclético, cuja filosofia baseava-se em unir as formas de outrora a uma realidade com novos usos, novas formas produtivas, novos materiais e novas tecnologias. Nesse sentido, a arquitetura do mercado vai além da simples mescla de estilos, preocupada com o conforto ambiental, a concepção de um esqueleto estrutural e a setorização de usos e fluxos. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp