Jorge Maméde

Conheça um pouco sobre o artista pintor obidense Jorge Mamede.

Este material ficara no MENU Personalidades do Portal Obidense para futuras pesquisas, complementos e atualizações

ÓBIDOS - Jorge Raimundo Mamede nasceu no dia 03 de outubro de 1949 na cidade de Óbidos, Estado do Pará. Filho de D. Enedina Mamede dos Santos e o pai, ignorado. Casado com a senhora Ana Cleide da Luz Prata, com quem teve quatro filhos. Nunca freqüentou uma escola pública, foi aluno da escola particular do conceituado educador Manoel Valente do Couto, com quem aprendeu a arte de ler, escrever e se relacionar bem com as pessoas.  Pintor plástico e letrista descobriu sua vocação para pintura com a idade dez anos. Aos treze anos, começou a pintar profissionalmente.

De família pobre e ainda criança, tinha dificuldades de exercer a profissão, no entanto, logo começou a colecionar um grande número de admiradores que o incentivaram, entre eles: Eloy Canuto, Saladino de Brito, professora Chaguita entre outros.

No ano de 1962, Jorge Mamede pintou seus primeiros quadros intitulados “O tempo e a Solidão” (como incentivo, teve esse quadro moldurado patrocinado pelo poeta Saladino de Brito) e o “Veleiro Solitário”. A partir daí, adotou o nome artístico de J.Mamede.

Profundo conhecedor da realidade amazônica por ser caboclo amazônida, adotou como técnica a pintura de paisagens em tela, através do qual sempre retratou as belezas naturais de sua terra natal.

No ano de 1972, J.Mamede participou da exposição na Galeria de Artes na cidade de Macapá, pouco depois na cidade de Santarém.

Atualmente, expõe seus trabalhos durante as festividades de Nossa Senhora Sant’Ana e do Sagrado Coração de Jesus. Já recebeu inúmeras homenagens da sociedade obidense, tais como: dez títulos de participação da EXPOART, promovido pela Associação Cultural Obidense – ACOB e Honra ao Mérito, da Secretaria Municipal de Cultura.

Nas décadas de 80 e 90 e primeira década deste século (XXI), trabalhou como pintor letristas nas firmas: ESTACON, SERTEP e IPIRANGA, nas áreas mineradoras da Mineração Rio do Norte – Porto Trombetas, e Juruti. Nos anos de 1999 e 2000, foi presidente do Conselho Comunitário do Bairro da Cidade Nova.

 Atualmente é residente e domiciliado na cidade de Óbidos, na Travessa Graciliano Negreiros nº 177, bairro da Cidade Nova. Continua sendo um dos pintores mais solicitados pela sociedade obidense, embora divida o seu tempo como Coordenador da Pastoral Familiar, em nível de Paróquia.

J Mamede, faz um trabalho voluntário e ensina gratuitamente jovens e adolescente a arte da pintura.

Idealizador do projeto “Arte Através dos Pincéis” está no terceiro ano e funciona de forma gratuita para os alunos. Jorge recebe apoio de empresários que garantem todos os materiais para os alunos. O projeto trabalha a pintura, informa as cores primárias e secundárias, a pintura no sabonete, em guardanapos e painéis.

Recentemente (2016) o projeto certificou 20 (vinte) alunos. A cerimônia ocorreu no Clíper do Sagrado Coração de Jesus, localizado no Bairro Cidade Nova, município de Óbidos.

Ajude nesta Biografia envie sua contribuição para nosso e-mail: portalobidense@gmail.com

Para saber sobre outras personalidades Obidense acesse o Portal Obidense e vá no MenuPersonalidade. Onde ficará para futuras pesquisas.

Link
Tags »
Conheça artista pintor obidense Jorge Mamede biografia história J mamaede Pará arte Chupa Osso Obidense
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.9%
4.6%
26.5%
13.7%
11.0%
20.6%
16.7%
Moeda Valor
Dólar 3.182
Euro 3.4599
Peso Argentino 0.2066
Bitcoin 4600.1