História e cultura com o Grupo Folclórico Swing de Carimbó

Swing de Carimbó

História e cultura com o Grupo Folclórico Swing de Carimbó | Portal Obidense
Conheça um pouco da história do grupo que apesar de ser novo tem forte atuação na cultura obidense

Por Derick Souza
Fotos Divulgação Swing de Carimbó




ÓBIDOS - O Grupo Folclórico Swing de Carimbó foi criado no ano de 2013, por alguns alunos da Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves.

Aqueles que até então eram alunos da escola criaram o grupo como uma forma de distração ou passatempo, mas com o foco de atingir os jovens e incentivar neles a cultura de nossa região.

Oque seria apenas um passatempo acabou ganhando força e muitos jovens começaram a procurar o grupo para fazer parte.



Com o passar do tempo aqueles que criaram o grupo precisaram sair da cidade, seguir suas vidas e na correria acabaram não tendo mais o mesmo tempo que tinham para o grupo.

Com isso o grupo perdeu forças e em 2016 teve que parar as atividades por não ter alguém que assumisse a coordenação.

No seguinte ano, 2017, o jovem Josenildo Gonzaga assume a coordenação e continua no posto até os dias atuais.

Além do jovem Josenildo, o Swing conta com uma equipe de coordenação grande contando inclusive com participação de pais dos jovens e adolescentes que dançam no carimbó.

Em 2022 o grupo passou por vários momentos especiais como a sua participação no arraiá dos Pauxis levando uma belíssima apresentação que teve destaque por levarem a cultura amazônica no cultivo do açaí, no puxirum, na pesca, além de levar os itens do carimbó como por exemplo a rainha e rei do carimbó.



Também no corrente ano o grupo foi representar a cidade de Óbidos no festival folclórico do município Curuá, sem conseguir trazer o título, mas fazendo uma belíssima apresentação que arrancou muitos elogios da população abaré.

O grupo tem suas redes sociais ativas, onde é possível entrar em contato para parcerias, projetos ou mesmo auxiliar o grupo em suas atividades.

O swing segue suas atividades com vários projetos para a frente, sempre com o objetivo de incentivar a cultura amazônica entre os jovens, tirando-os da rua e ocupando o tempo destes.










 
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp