03/08/2020 às 08h23min - Atualizada em 03/08/2020 às 08h23min

Defesa Civil afirma já ter alertado sobre efeito de "terras caídas" | Portal Obidense

O fenômeno "terras caídas" ocorre quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas "cavernas subterrâneas", até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas


ÓBIDOS - A região da Costa do Paru, comunidade Sagrado Coração de Jesus, município de Óbidos-Pará vem sofrendo com esse fenômeno e segue modificando drasticamente as margens dessas localidades.
Representantes do Poder Legislativo, juntamente com o coordenador de Defesa Civil de Óbidos observaram de perto a situação dos barrancos e o fenômeno das "terras caídas".

"Já estive aqui outras vezes. Essa é a terceira vez. Antes, já estiveram aqui os representantes do Prefeito, vereador. Fizermos todo um processo, um relatório, solicitamos à Defesa Civil do Estado para dar esse apoio. Foi atendido. Solicitamos, também, ao INCRA na época, mas infelizmente não tivemos êxito com o INCRA." Revela Jamerson Amaral, Coordenador da Defesa Civil em Óbidos.

Ainda, de acordo com o Coordenador da Defesa Civil em Óbidos, uma reunião, em meados de agosto de 2019 para que se pudesse tomar providências sobre o fenômeno de "terras caídas" foi realizada.

 Os relatórios, tanto da Defesa Civil Municipal quanto Estadual teriam sido encaminhados ao Gabinete do Prefeito, Chico Alfaia e nesta quarta-feira (29), os relatórios teriam sido repassados ao Presidente da Câmara de Óbidos, Rilder Afonso para que, juntos, os poderes possam resolver os problemas da comunidade.

"É muito difícil, porque A qualquer momento pode desabar o restante das terras ou até mesmo suas casas caindo. Nós ajudamos as famílias com cestas básicas, mas isso não resolve o problema. A gente espera que agora a coisa ande e seja resolvido e essa ajuda seja o mais breve possível para essas comunidades." Completou Jamerson.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp