05/01/2017 às 17h13min - Atualizada em 05/01/2017 às 17h13min

O atual secretário de cultura Luiz C. Queiroz, confirmou nesta quinta-feira (05) a realização do Carnapauxis 2017.

Mas o pré-carnaval ainda não está confirmado, tudo será definido em reunião que acontecerá dia 10, em decisão conjunta do governo e os blocos de Óbidos.

Por: Walmir Ferreira
Foto:Portal

ÓBIDOS - O novo secretário de cultura, Luiz Carlos Queiroz convocou a imprensa na casa da Cultura (foto abaixo), para expor assuntos referentes ao Carnapauxis 2017. O carnaval do município de Óbidos é um dos mais populares e conceituados da região e ganhou status de maior carnaval de rua do Oeste do Pará e por muitos da Amazônia.

Na reta final do ano de 2016 o município de Óbidos enfrentou problemas com atraso de salário do servidor público, greves e ocupação do prédio da prefeitura. Foram vários acontecimentos que influenciaram até o maior evento cultural do município. Nos bastidores se falavam até que o Carnapauxis 2017 não seria realizado por falta de verba pública. O novo secretário admitiu falta de recursos, mas garante que o Carnapauxis 2017 de Óbidos será realizado.

"Nós vamos provar que com poucos recursos podemos realizar um carnaval." Disse Luiz Carlos Queiroz, secretário de Cultura.

O secretário disse ainda que os investimentos públicos no carnaval, assim como em quaisquer manifestações culturais do município devem ser aplicados de forma responsável. Luiz Carlos fez duras críticas à gestão passada e disse que a

nova administração deve saber gerir o dinheiro público agindo com responsabilidade sem cometer os mesmos erros do passado, do que chamou de gastar demais e permitir um rombo nos cofres públicos.

"O que nós não podemos é abraçar uma festividade igual a esta, um carnaval igual a este que tem um gasto astronômico com irresponsabilidade. Nós precisamos agora ter responsabilidade com os gastos públicos, saber gerir de forma que possamos fazer um carnaval a altura que o povo merece a baixo custo." Falou Luiz Carlos.

Os números do Carnapauxis 2016 são impressionantes, se tratando de um município com menos de 50 mil habitantes. Segundo a secretaria de Cultura o carnaval de Óbidos teve a presença, no total, de mais de 60 mil foliões nos dias oficiais de Carnapauxis. Com aproximadamente 700 (setecentos) mil reais investidos.

De acordo com os dados obtidos através de notas pela nova gestão da secretaria de cultura, pode-se afirmar que em 2016 foram gastos com:

- Estrutura de Som, Palco e Camarote mais de 420 mil reais.

- Bandas e Trio Elétrico cerca de 189 mil reais.

- Ornamentação da Praça da Cultura aproximadamente 46.500 mil reais.

- Pré-Carnaval em torno de 80 mil reais.

- Repasse de investimento de verba pública aos blocos de rua, que somam 14 agremiações, chega ao valor de 14 (Quatorze) mil reais.

Num total que alcança o valor aproximado de 749.500,00 reais. Mas, a nova gestão acredita que este valor chegue aos astronômicos 1.000.000,00 (um milhão) de reais.

O legado deixado pelo carnaval de 2016 é uma dívida que está estimada em 136 mil reais.

"Antes que a gente comece a adentrar na realização do carnaval, propriamente dito, nós precisamos deixar esclarecido à população com relação a esses valores, porque cobra-se muito, mas não podemos esquecer que temos dívidas herdadas do ano passado." informou o secretário.

Luiz Carlos informou ainda que a programação do carnaval só será definida após uma reunião que ocorrerá no dia 10(dez) de janeiro, entre o governo e os blocos de carnaval. Quanto ao pré-carnaval o secretário disse que não haverá a realização deste evento neste domingo dia 08 e que só será definido após a reunião do dia 10 de janeiro. Mesmo assim, até lá muita coisa poderá mudar dependendo de conversas com os blocos carnavalescos.

O certo é que o carnaval vai existir, quanto ao pré-carnaval ainda não há nada confirmado até o dia 10.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp