09/10/2022 às 16h26min - Atualizada em 09/10/2022 às 16h26min

Janelas de Nazaré, emociona o público durante a Trasladação para a Sé | Portal Obidense

Um verdadeiro espetáculo de cores, luzes e sons marcou a estreia do projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Por: Walmir Ferreira
Texto e fotos - Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Janelas de Nazaré, emociona o público | Foto: Ag. Pará

PARÁ - Pela 1ª vez, em 150 anos de existência, as sacadas do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) foram abertas para homenagear a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. Um verdadeiro espetáculo de cores, luzes e sons marcou a estreia do projeto "Janelas de Nazaré", neste sábado (8), durante o retorno da 2ª maior procissão da quadra nazarena, a Trasladação.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participou desse reencontro da mãe com seus filhos e fez uma singela homenagem através das vozes, fé e talento de 100 alunos da Escola Estadual Preventório Santa Terezinha. Quem passou pelo local se emocionou com toda apresentação e aprovou a iniciativa que, a partir deste ano, passou a fazer parte do calendário de eventos da instituição.

Uma dessas pessoas foi a aposentada Socorro Bestene, que chegou cedo junto com o marido, para pegar um bom local e acompanhar a romaria. "Estar aqui é uma verdadeira benção de Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, porque conseguimos sobreviver à pandemia de Covid-19. A emoção toma conta da gente, é impossível não chorar ao ver essas crianças cantando e tudo está realmente muito lindo", ressaltou.

Já Mariza Mendes, disse que as festividades do Círio de Nazaré ultrapassam o sentido religioso e, de fato, são um patrimônio da cultura popular paraense e devem ser preservadas por todos. "Eu já me emocionei muito, é quase impossível definir a experiência que é acompanhar essa grande manifestação de fé do nosso povo. As apresentações mexem com a gente, depois de dois anos, estávamos com saudades desse calor humano, dessa energia, de estar nas ruas agradecendo e pedindo bênçãos à Nossa Senhora", afirmou.

HOMENAGENS

Situado estrategicamente no trajeto da romaria, na confluência das avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Serzedelo Corrêa, o IEEP foi o local ideal para a grande homenagem às vítimas da Covid-19 e à volta das procissões da quadra nazarena, que ficaram suspensas por dois anos devido a pandemia. Com o tema "Maria, Mãe Educadora", a programação reforçou valores importantes para a sociedade, como o amor, a esperança, a fé, a união e o respeito.



O repertório musical fez um passeio por clássicos marianos, como "Vós Sois o Lírio Mimoso", "Nossa Senhora da Berlinda", "Virgem de Nazaré", "Círio Outra Vez", entre outros. A condução dos alunos ficou por conta do regente assistente da Banda Sinfônica Lauro Sodré e preparador do coral da Escola Estadual Preventório Santa Terezinha, Gabriel Silva.
Além dos estudantes da rede pública estadual, as janelas do centenário IEEP foram ocupadas pelo Coral Fazend'Art. Criado em 2013, o grupo musical é composto por servidores ativos e aposentados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa). São 41 integrantes, entre homens e mulheres, que também prestaram homenagem sob a regência da maestrina Thais Cybelle Araújo.

"É uma mistura de emoções e vivenciar isso novamente, não tem preço. Nunca tinha participado de uma experiência parecida como essa, prestigiando crianças na rede estadual, cantando para Nossa Senhora. Portanto, o Governo do Pará e a Seduc estão de parabéns, por nos proporcionar esse momento ímpar, de muito amor e fé", descreveu Magda Tavares.

Aproveitando os traços do estilo neoclássico inglês e art nouveau francês, presentes desde a sua fundação, em 1871, foram projetados na fachada do prédio histórico imagens e frases retratando a importância da maior manifestação católica do mundo. A técnica visual, chamada de vídeo mapping, consiste em projetar imagens sobre superfícies reais para criar efeitos e animações impactantes.

"Este é um Círio do reencontro, que após dois anos não tivemos a vivência dessa experiência maravilhosa, dessa emoção que contagia. Essas crianças vieram mostrar que a escola pública tem amor, fé, solidariedade e tem a presença de Maria, essa mãe educadora, esse que é um tema tão afeto à educação e que celebramos este ano. Parabenizo todos que colaboraram para que esse momento pudesse se concretizar, congregando todos nós, com essa energia maravilhosa que é o Círio, o qual só sente de verdade quem vive essa experiência", destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Durante a passagem da procissão do Círio, neste domingo (9), são esperados que mais de 100 alunos, professores e demais profissionais da educação se juntam para formar um grande coral de vozes que vai saudar a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em direção à Basílica Santuário.

NÚMEROS

Mais de 3 toneladas de equipamentos estruturais, sonoros e de iluminação cênica foram utilizados durante a preparação do espetáculo. Além disso, cerca de 100 profissionais trabalharam para que toda apresentação fosse dentro do esperado. Por se tratar de uma edificação com mais de 150 anos, os cuidados ao longo da montagem das estruturas precisaram ser redobrados.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp