01/03/2024 às 14h49min - Atualizada em 01/03/2024 às 14h49min

Surdos são beneficiados por trabalho educativo gratuito em Santarém e região

Reuniões semanais em Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovidas pelas Testemunhas de Jeová, ajudam milhares de surdos em todo o Brasil

Da Redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Linguagem inclusiva em Libras
BRASIL - Por mais de 40 anos a comunidade surda no Brasil tem sido beneficiada com o trabalho educativo realizado pelas Testemunhas de Jeová. O primeiro grupo (ou congregação) foi formado em 1982, no Rio de Janeiro. Atualmente no país existem mais de 600 grupos que se reúnem semanalmente para estudar a Bíblia e compartilhar informações úteis para a vida diária em Libras.
 
Santarém, PA é uma das cidades onde são realizadas reuniões inteiramente em Libras. Desde 2005, surdos da região estão recebendo educação bíblica inclusiva e gratuita. Johnatas Ferreira  é surdo, e conta como esses eventos impactaram sua vida, inclusive nas suas relações familiares. “Antes de frequentar as reuniões em Libras e conhecer a Bíblia, me sentia solitário, não tinha amigos e minha vida não parecia ter sentido. O ensino e o apoio das Testemunhas de Jeová fizeram eu ter objetivos na vida, me sentir valorizado e capaz.”

 
Os voluntários são treinados para prestar um serviço de qualidade e ajudar a comunidade. Marilzilene Pedroso apoiou a formação do primeiro grupo de Libras em Santarém. Marilzilene comenta alguns dos desafios enfrentados naquela época. "Os surdos não eram alfabetizados em libras, precisamos ajudar no idioma, acompanhar em consulta médica, até conversar com a família, alguns não sabiam como tinha sido a vida dos pais, tivemos de interpretar conversas com os pais, eles (surdos) ficavam emocionados com essas conversas". Aline Cristina também relata os benefícios desse trabalho educativo para a sociedade:




"Os surdos em geral ficam bastante contentes quando encontram outra pessoa que sabe se comunicar na língua materna deles, a Libras; sentem-se acolhidos. Eles têm suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos esclarecidos na Bíblia e recebem bons conselhos que se aplicados resultam em uma vida mais satisfatória. Dessa maneira, eles adquirem conhecimento, desenvolvem boas amizades, e conseguem ter objetivos na vida, gerando um sentimento de pertencimento à comunidade e  se esforçam para que outros também sintam o mesmo."
 
As reuniões ocorrem nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová. Esses eventos são abertos ao público e gratuitos. Nessas ocasiões, os surdos têm acesso a vídeos e inclusive a Bíblia completa em Libras. Além das reuniões, os surdos que desejam recebem atenção individualizada por meio de cursos bíblicos domiciliares e gratuitos.
 
As Testemunhas de Jeová oferecem recursos on-line que podem ser acessados gratuitamente:
 
JW.ORG – Clique no ícone de idiomas no topo do site e selecione “Língua Brasileira de Sinais”.
 
JW Library Sign Language – Nesse aplicativo você pode assistir ou baixar vídeos em Libras


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp