29/02/2024 às 17h35min - Atualizada em 29/02/2024 às 17h35min

Matriz de Sant'Anna: Um Legado Religioso além do tempo

A Matriz de Sant'Anna traz ao povo Obidense uma história de fé, adoração e de devoção e remete à um sentimento caloroso de afeto aquela que é a padroeira da Cidade Presépio

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Um Legado Religioso além do tempo
ÓBIDOS - A Catedral de Nossa Senhora Sant'Anna localizada no centro de Óbidos é um Patrimônio Histórico, Religioso e Cultural do Nosso Município, além do mais, Nossa Senhora Sant'Anna, a Avó do menino Jesus, vem a ser a padroeira do município Obidense.
 
Construída no século XVIII a Matriz de Sant'Anna foi a primeira igreja de Óbidos e teve sua estrutura baseada no estilo das casas da época na cidade, passando por diversas modificações ao longo da história.

 
Em frente à igreja de Sant'Anna temos a praça Barão do Rio Branco que também é conhecida como praça de Sant'Anna por conta da proximidade à igreja, a princípio a praça começou a tomar forma por ordem de Mendonça Furtado, onde também ordenou a construção de um local na referida praça para castigar índios e escravos na época, tudo isso ainda no século XVIIl.


 
Como antes dito, a Matriz de Sant'Anna passou por inúmeras reformas ao longo do tempo, uma delas ocorreu ainda no século XVIII por ordem do General Martinho de Souza, dando uma forma parecida à que vemos atualmente.
 
Outra Reforma pela qual a igreja passou durou aproximadamente 41 anos entre os anos de 1786 à 1827, muito devido as dificuldades encontradas na época para se concluir a reforma, dificuldades essas financeiras e de mão de obra. No ano de 1935, passados mais de um século do término das reformas da igreja, foi realizado o primeiro círio fluvial de Sant'Anna, o que se tornou tradição e agora acontece anualmente durante as festividades da padroeira da cidade no mês de julho. (9 a 26 de julho).
 
Por fim, no ano de 2012 a Matriz de Sant'Anna passou por uma última grande reforma que nos entregou o que presenciamos hoje com uma estrutura além de linda que remete as grandes catedrais européias em seu design e acabamento.
 
A Matriz de Sant'Anna traz ao povo Obidense uma história de fé, adoração e de devoção e remete à um sentimento caloroso de afeto aquela que é a padroeira da Cidade Presépio. Todo filho de Óbidos já frequentou a igreja em algum momento de fé.

Você filho de Óbidos, qual sua relação com a Catedral de Sant'Anna? Nos conte um pouco sobre o seu sentimento a respeito desse nosso patrimônio Religioso.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp