26/03/2024 às 17h33min - Atualizada em 26/03/2024 às 17h33min

A Via Dolorosa enfrentada por Jesus Cristo até a Cruz do Calvário | Portal Obidense

Estamos na Semana Santa, o fim da quaresma e o até o dia da Páscoa, uma semana muito especial e importante dentro do calendário Cristão

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Via Sacra
ÓBIDOS - No final da Semana Santa, a comunidade Cristã no Brasil costuma realizar a reprodução da Via Sacra/Via Dolorosa/ Via Crucis, onde é feita toda uma apresentação com encenações e espetáculos que retratam a Paixão, morte e ressurreição de Cristo, passando pela Cruz do Calvário.
 
A Via Sacra tem origem no século IV, onde ocorria uma peregrinação do povo cristão até Jerusalém pelo trajeto da Paixão de Cristo.


No entanto, foi a partir do século XVIII que esse evento se tornou popular mundo à fora pelo povo e as igrejas Cristãs, que começaram a realizar a Via Sacra na Semana Santa e durante a Quaresma.
 
Quando falamos sobre a etimologia e o significado do termo Via Sacra ou Via Crucis, este vem do Latim, que significam "O Caminho da Cruz". O caminho percorrido na Via Dolorosa passa por 14 estações que representam momentos importantes da Paixão de Cristo, momentos de adoração e devoção à Aquele que segundo a tradição Cristã veio ao mundo para salvar o seu povo do pecado, aquele que veio pregar a palavra do Deus Altíssimo, o Cordeiro de Deus, o Princípio da Paz, a Estrela da manhã,  Àquele que viveu e morreu por amor à todos nós.


 
Na cidade de Óbidos-PA, a comunidade Cristã, em especial a comunidade católica do município, também faz a representação da Via Sacra no município, sendo que em território Obidense existem três grupos teatrais que anualmente realizam suas apresentações comumente na sexta-feira Santa.
* O grupo Getsêmani faz a sua apresentação pelo centro da cidade Obidense;
* O Grupo Via Sacra Jovem, que faz sua apresentação no bairro de Santa Terezinha;
* E o grupo Nova Aliança que se apresenta no bairro de São Francisco.
 
Esses três grupos teatrais vinculados ã igreja católica do município e as paróquias dos seus respectivos bairros, demonstram por meio da arte toda a paixão, morte e ressurreição de Cristo em belíssimas e comoventes espetáculos teatrais.
 
E aqui no Portal Obidense você vai ficar muito bem informado sobre todos esses eventos que envolvem essa celebração Cristã no Município de Óbidos. Com muita qualidade e credibilidade nas informações.
 
Lembrando à todo o povo Cristão que nos acompanha, que nós como imprensa somos imensamente agradecidos à todo o carinho e apoio que recebemos de todo esse povo devoto, e sabemos o grande significado da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo à toda uma nação que Nele crê e dobra os seus joelhos para agradecer pelo seu imenso amor por todos nós.
Como já diria o Apóstolo Paulo "Viver é Cristo, Morrer é Lucro".



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp