30/08/2022 às 09h34min - Atualizada em 30/08/2022 às 09h34min

Há 20 anos norma impediu uso de fones e viva voz de celulares por motoristas | Portal Obidense

Um projeto em debate no congresso nacional quer endurecer a pena para quem matar no trânsito durante uso do telefone.

Rodrigo Resende
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado
BRASIL -Em 2002, os celulares ainda não possuíam os recursos disponíveis nos aparelhos atuais. Serviam basicamente para fazer e receber chamadas e mensagens simples de textos, os “SMS”. Apesar da simplicidade, esses telefones causavam acidentes no trânsito. Em agosto daquele ano, foi proibido o uso de fones de ouvido e do modo viva voz dos celulares com multa de 85 reais para quem descumprisse a regra. Vinte anos depois o uso de celulares pelos motoristas ainda causa debates. José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, ressalta que não adianta punição e multas se não houver mudança de cultur
 
José Aurélio Ramalho - Eu sei que mudança cultural é muito difícil, mas, a partir do momento em que toda a nossa sociedade decidir usar cinto, respeitar limite, não usar o celular, nós vamos quebrar a indústria da multa, porque não vão ter como multar, porque todo mundo está cumprindo a regra, e os índices de ocorrência de trânsito cairão vertiginosamente.

 
Atualmente, a multa para quem dirige falando ao celular é de R$ 293. O Senado já aprovou um projeto do senador Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, que aumenta a pena em um terço do motorista que causar acidente com morte e for comprovado que no momento do acidente fazia uso do celular. A proposta aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp