10/07/2021 às 09h00min - Atualizada em 10/07/2021 às 09h00min

Árvore da Vida – Uma Catedral de referência na Amazônia | Portal Obidense

Na véspera do Círio de Sant´Ana Dioceses de Óbidos divulga texto falando sobre a Catedral de Sant´Ana

Por: Walmir Ferreira
Texto e informação Sedcom
Catedral de Sant´Ana
ÓBIDOS - Esse foi o principal objetivo, criar no município de Óbidos-Pará, uma Catedral que fosse referência na Amazônia rica em termos de expressão da arte sagra, assim começou a ser pensado em alguns detalhes. Primeiramente foi feito um trabalho de remoção de muitos elementos, tendo em vista o estilo original da Igreja, e assim começou-se a entrar alguns detalhes, como: o que a igreja queria transmitir, e após surgiu fortemente que o ponto principal seria um grande painel que ficaria no fundo do altar e que de alguma maneira trouxesse uma ligação entre a religião e a realidade  aqui da Amazônia como as florestas então, surgiu a temática “Árvore da Vida", que é um escrito que surgiu de São Boa Ventura na idade média, que fala da Árvore da Vida onde é coroada pela figura do crucificado, e essa Árvore tem 12 frutos, esses frutos são momentos chave da vida de Jesus.



Essa ideia veio para fazer a composição central do painel, que se iguala a uma analogia com a floresta amazônica. A Árvore da Vida deve ser entendida como as árvores da Amazônia, que tem esse viés de serem uma Criação de Deus, e como criação de Deus, devem ser respeitadas e nada melhor do que dentro de uma árvore onde foi caracterizada pela castanheira, que é um símbolo, e dentro dela na parte central do painel é uma figura de Cristo, logo mais tem os vitrais, as capelas laterais, de um lado é a capela do acolhimento com a pia batismal e do outro lado tem a capela do Santíssimo.



E algumas ideias complementares que ainda estão amadurecendo. Terão 6 Imagens com a devoção do povo e uma série de outros detalhes que ainda no decorrer do trabalho deverá ir acontecendo, vale lembrar que não é um trabalho que acontece de uma vez e sim um trabalho que é executado em fases, pois é um trabalho especial, artístico, que precisa do seu tempo de execução e maturação. Colocamos os 2 vitrais que fazem parte desse painel, no final do mês de agosto será colocado a parte central, e depois sucessivamente vem as outras partes até chegar ao seu final. Há uma preocupação com o material que está sendo colocado para que tenha uma durabilidade e que não sofra ações do tempo. E isso é um tempo de execução e paciência dos fiéis para se maravilharem com a Catedral pronta. Lorenzo Heilmair, responsável pelos vitrais da Catedral de Sant'Ana.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.6%
10.1%
1.8%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
33.9%
1.5%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp