04/01/2024 às 17h16min - Atualizada em 04/01/2024 às 17h16min

Óbidos: A cidade histórica às margens do Rio Amazonas | Portal Obidense

Conheça o Mercado Municipal de Óbidos, um patrimônio cultural e arquitetônico do Pará que está passando por reformas

Por: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

A cidade histórica às margens do Rio Amazonas
ÓBIDOS - Óbidos é uma cidade localizada no estado do Pará, com cerca de 52 mil habitantes, segundo o IBGE de 2022. A cidade foi fundada na margem esquerda do Rio Amazonas, a mais de mil quilômetros de distância da capital, Belém.

Entre os principais atrativos da cidade está o Mercado Municipal, que fica na rua Siqueira Campos, no centro histórico. O mercado é um dos mais antigos do estado, tendo sido construído pela primeira vez em 1891, em madeira, pelo coronel Joaquim Rodrigues Bentes, o primeiro prefeito de Óbidos. Em 1925, o prédio foi demolido e substituído por uma nova estrutura em alvenaria, com estilo arquitetônico eclético, que foi inaugurada em 1926, sob a gestão de Augusto Correa Pinto.

 
O mercado foi palco de importantes acontecimentos históricos e econômicos da cidade, que se desenvolveu com a produção de cacau, castanha, borracha e gado. O mercado também era o principal ponto de abastecimento da população, que recebia os produtos trazidos pelas canoas que atracavam à sua porta. O mercado possui um salão com 22 divisões, onde funcionavam os açougues, as peixarias, as frutarias, as quitandas, as lojas de artesanato e outros comércios.


 
O mercado é considerado patrimônio cultural e arquitetônico do Pará, e está passando por uma reforma que visa preservar sua história e valorizar sua beleza. A obra, que teve início em setembro de 2022, tem um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, proveniente de um convênio entre a prefeitura de Óbidos e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
 
A reforma contempla a restauração da pintura, da estrutura, da fiação elétrica e hidráulica, do sistema de combate a incêndio, do revestimento interno e externo, das bancadas de granito e dos pisos. Além disso, o mercado será adaptado para as necessidades atuais da população, oferecendo espaços para exposição de artesanatos, área gastronômica, banheiros públicos, entre outros. O objetivo é tornar o mercado um local mais agradável, seguro e atraente para os moradores e os visitantes.

A previsão era que a obra fosse concluída em maio de 2023, quando o mercado completará 97 anos de existência. O prefeito Jaime Silva, que assinou a ordem de serviço para a reforma, destacou que o mercado representa a identidade do povo de Óbidos, e que recuperar esse patrimônio é um compromisso de sua gestão com a cidade.

O Mercado Municipal de Óbidos é um lugar que guarda muitas histórias, tradições e cultura da região. Com a reforma, ele se tornará ainda mais um símbolo da cidade histórica às margens do Rio Amazonas, que encanta a todos com sua beleza e hospitalidade.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp