23/09/2022 às 16h59min - Atualizada em 23/09/2022 às 16h59min

Escola Dom Floriano realiza atividades alusivas à luta das pessoas com deficiência | Portal Obidense

As atividades fazem parte da campanha Setembro Verde que trata da luta das pessoas com deficiência e teve como intermediadora a Profª Maziane Matos.

Derick Souza
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
ÓBIDOS – Observa-se regulamente que muitas ações relacionadas a diferentes campanhas são realizadas ao longo do ano, inclusive o setembro amarelo, mas será que você sabe o que significa o setembro verde?
 
A Campanha setembro verde, assim como a setembro amarelo, é uma campanha muito importante, que tem por objetivo principal reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

 
Setembro é um mês em que se deve reforçar a luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos direitos básicos da pessoa com deficiência ainda são ignorados.


 
As maiores dificuldades em relação a esses direitos básicos são no acesso à saúde, educação, mercado de trabalho e lazer. Esses fatores ligados à intolerância e o preconceito podem gerar, na pessoa com deficiência, muitos traumas, crises de ansiedade, depressão e até mesmo um complexo de inferioridade diante da sociedade. Sendo assim, quando falamos em Setembro Verde, também estamos falando de Setembro Amarelo, pois o cuidado com a saúde mental também deve ser prioridade no cuidado à causa  pessoa  com deficiência PCD.
 
Nesse sentido, a Escola Dom Floriano Loewenau trás uma proposta de uma semana alusiva ao Tema: “Na Escola Dom Floriano Cidadania se faz com inclusão e respeito”.


 
As atividades serão: Roda de conversa e palestra  com familiares dos alunos com deficiência atendidos na escola; vídeos educativos para alunos do pré escolar ao 3º ano; roda de conversa “ pergunte que a Tainara responde” com os alunos  e professores do 4° e 5º ano; feirinha de talentos da família.
 
Uma roda de conversa e palestra já foi realizada na escola, tendo como intermediadora a Profª e Neuropsicopedagoga Maziane Matos, sendo conduzidas pela Assistente Social Edith Siqueira e o psicólogo Etelvino Paiva, o público alvo foram pais dos alunos atendidos na escola.


 
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
 
21 de setembro - Roda de conversa com familiares dos alunos com deficiência atendidos na escola Dom Floriano e Raimundo Cardoso. (somente pela manhã`)
 
22 de setembro - vídeos educativos para os alunos da Educação infantil ao 3ºano;
 
E roda de conversa “Pergunte que a Tainara responde”  para alunos e professores de 4º e 5º ano. (manhã e tarde)
 
23 de setembro - Feirinha de talentos das famílias ( manhã e tarde).




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp