17/09/2022 às 16h25min - Atualizada em 17/09/2022 às 16h25min

Prefeito Jaime Silva assina Ordem de Serviço para reforma do Mercado Municipal de Óbidos | Portal Obidense

Patrimônio histórico do município completará 96 anos em dezembro

Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, juntamente com o secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Robson Dias; e o vereador Robson Sousa, assinou nesta quinta-feira (8), a Ordem de Serviço para reforma e requalificação do Mercado Municipal, prédio localizado no Centro da cidade, e que tem 95 anos de existência.
 
De acordo com Ordem de Execução de Serviço Nº 009/2022 a obra, orçada no valor de R$1.397.730,60, contempla a restauração da pintura, estrutura, fiação elétrica e hidráulica do mercado, além de destinar o espaço a outros usos como, por exemplo, a visitação turística com a criação de ambientes para exposição de artesanatos, área gastronômica, entre outros, com estrutura adequada para as necessidades atuais da população.




 
Jaime destacou, durante a assinatura da OS, que o mercado é muito mais que um patrimônio histórico, sempre serviu a população obidense, sendo no passado, um reconhecido centro de abastecimento do município.
 
“O Mercado representa muito para o povo de Óbidos, faz parte da nossa história, esse momento é motivo de muito orgulho em poder recuperar aquele patrimônio que representa gerações e gerações que por ali passaram. Nesse momento também representa mais um passo para cumprir o compromisso que nós assumimos com a população”, lembrou o prefeito.




 
Estiveram presentes no ato de assinatura da ordem de serviço, dois representantes da empresa ESR Engenharia, vencedora do processo licitatório para realizar a obra, que tem prazo de execução estimado em 180 dias.
 
O investimento é o resultado do Convênio de Cooperação Técnica que foi celebrado entre a Prefeitura de Óbidos e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, e Obras Públicas (Sedop), em 9 de julho desse ano.


 
O mercado
 
Segundo os registros históricos do Museu Integrado de Óbidos, o antigo Mercado Municipal, também era conhecido como Mercado da Carne, situava-se na rua Dr. Figueroa, hoje Siqueira Campos.
 
O prédio era de madeira de lei, e foi construído pelo coronel Joaquim Rodrigues Bentes, em 1891, quando foi eleito o primeiro Prefeito de Óbidos.
 
Em 1925, o prédio já não atendia às necessidades da população por se achar bastante deteriorado e com seu espaço físico insuficiente. O prédio foi demolido no mesmo ano (1925), para a construção de um novo, em alvenaria, no mesmo local. A atual estrutura do Mercado Municipal foi inaugurada em 8 de dezembro de 1926.

O mercadão da carne, voltará ao seu status de cartão postal da cidade, as obras já iniciaram e o povo obidense espera com orgulho revoado ao termino da obra, com a certeza que não perderá esse prédio histórico da cidade.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp