17/09/2022 às 15h49min - Atualizada em 17/09/2022 às 15h49min

Prefeito Jaime Silva participa de reunião com moradores da comunidade Jamaracaru | Portal Obidense

Durante o encontro foram definidas ações para levar assistência social às famílias da região

Rodrigo Rodrigues e Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - O prefeito Jaime Silva visitou na sexta-feira (9) a comunidade Jamaracaru, distante mais de 100km da sede do município de Óbidos, onde fica localizada a base que controla o acesso a Floresta Estadual Trombetas, gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).
 
Desde que retornou ao cargo de chefe do Executivo, essa foi a terceira vez que Jaime visitou a comunidade para reafirmar com os moradores, o compromisso de manter as ações conjuntas que estão sendo desenvolvidas com o apoio da Associação Mista Agrícola de Extrativistas da Comunidade de Jamaracaru (Acaje).

 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos, os comunitários têm recebido capacitações e equipamentos do projeto “O Uso das Geotecnologias no Apoio à gestão dos Produtos da Sociobiodiversidade e Proteção Territorial”, voltado para o combate e fiscalização de ilícitos ambientais e mapeamento dos produtos da sociobiodiversidade, que visa fortalecer as atividades dos moradores, que em sua maioria, trabalham na extração de castanha na Flota Trombetas.
 
A prefeitura de Óbidos também foi interlocutora, junto aos órgãos reguladores e o Governo do Pará, na reabertura da floresta onde as famílias que trabalham na colheita da Castanha estavam com as atividades suspensas, devido à pandemia da Covid-19.
 
Os serviços de assistência à população, também se estenderam para o melhoramento do acesso à região, por meio do trabalho de terraplanagem no ramal do Jamaracaru, a partir da ponte do rio Cuminã, no território que corresponde ao município de Óbidos.
 
Jaime Silva destacou a importância da atividade das famílias para a economia da região e a necessidade de aproximá-las das políticas públicas, direito dos extrativistas e suas famílias.
 
“Essa é uma região que pertence ao município de Óbidos, então várias comunidades ao longo do tempo foram esquecidas e abandonadas. A nossa presença aqui é pra dizer que nós estamos juntos com eles, que são importantes para o município de Óbidos, e que a gente quer voltar a ter essa relação com eles de novo, e nada melhor do que trazer nossas ações para cá”, pontuou Jaime.
 
Na oportunidade a direção da Acaje realizou a atualização dos cadastros dos extrativistas de Castanha da Flota Trombetas e o cadastro de novos coletores, para conseguir a autorização junto ao Ideflor-Bio.
 
Daniela Lima, vice-presidente da entidade, destacou os avanços para as comunidades desde que a prefeitura de Óbidos voltou a prestar assistência na região.
 
“Nós agradecemos o apoio da prefeitura de Óbidos, que todas as vezes que recorremos a ela, está pronta para nos ajudar. Tem sido uma grande parceria, desde o ano passado buscando melhorias para os nossos moradores”, ressaltou Daniela.
 
A visita do prefeito de Óbidos, ocorreu durante uma assembleia geral da Acaje. A convite da diretoria da entidade, Jaime recebeu os agradecimentos pelo apoio aos projetos já desenvolvidos e definiu futuras ações para atender outras demandas apresentadas pelos moradores.
 
“Grande maioria dos nosso extrativistas são do município de Óbidos por isso é de suma importância esse diálogo com o prefeito Jaime Silva. Já conseguimos acessar projetos e agora acertamos com ele a vinda de uma equipe pra trazer atendimentos na área de assistência social”, disse o coordenador da Acaje, Alberto da Silva.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), deverá realizar uma ação conjunta na região, levando os serviços de emissão de RG, atendimento socioassistencial, cadastro e atualização do CADÚNICO e o BPC.

Acompanharam o prefeito Jaime Silva em comitiva, os vereadores Robson Sousa, Mário do Mingote; e o coordenador da Assessoria de Comunicação, Rodrigo Rodrigues.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp