29/06/2020 às 19h06min - Atualizada em 29/06/2020 às 19h06min

Em Óbidos, Policlínica Itinerante atende no domingo quase 200 pessoas

Na cidade de herança portuguesa à margem do Rio Amazonas, os serviços de saúde chegaram no momento em que há muitos casos da doença no município

Fonte: Agência Pará

Foto: Arquivos Portal Obidense
A Policlínica Itinerante aportou neste domingo (28) na "mais portuguesa das cidades" do Estado do Pará. Foi a vez da população de Óbidos, no oeste paraense, receber os serviços de saúde voltados a pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19. Consultas e exames foram oferecidos a quase 200 pessoas.

Mesmo assumindo que não gosta muito de "ir ao médico", Raimundo Moreira concluiu que, agora, era necessário procurar assistência porque vários amigos seus e vizinhos já foram acometidos pela doença. "Eu fui vendo primeiro um amigo meu adoecer, depois outro e outro, pessoas que moram perto de casa. Já deu pra ver que esse vírus não é brincadeira. Como a gente ainda não tem uma vacina, ou algo do tipo, tem que confiar nos médicos. Eu não gosto muito não, mas dessa vez preferi buscar ajuda", contou o obidense de 52 anos.


Quem também procurou a Policlínica foi Ângela Amazonas, que se consultou e levou a filha mais nova. "Por mim, eu queria mesmo era trazer toda a minha família. Mas como eles não puderam vir, pelo menos eu e uma filha, já que estamos com alguns sintomas, que até agora não sabemos se é gripe ou Covid. Preferimos tirar essa dúvida", disse Ângela.

Acompanhamento - O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, vem acompanhando e dando suporte aos atendimentos da Policlínica nos municípios do oeste do Pará. "A gente tem acompanhado de perto cada ação, para que a população tenha acesso a esses serviços, que são de fundamental importância nesse momento. É importante ressaltar que nós não estamos fazendo testes rápidos. A Policlínica tem como finalidade tratar clinicamente as pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19, evitando o agravamento do quadro clínico e a necessidade de internação", ressaltou Henderson Pinto.

O prefeito de Óbidos, Francisco (Chico) Alfaia, também frisou a importância dos serviços oferecidos pela Policlínica. "Nada como uma ajuda no momento em que a gente mais precisa. Os casos da Covid-19 aumentaram no nosso município de forma assustadora. Ainda está controlado, mas o nosso receio é que se descontrole. Então, nesse momento, o governador Helder (Helder Barbalho) estende as mãos. A ação que está sendo feita hoje a gente agradece muito ao governador Helder, ao secretário Henderson Pinto, porque nesses momentos é que a gente sabe quem governa com o coração", destacou o gestor municipal.

Fundada em 1697, na área onde o Rio Amazonas é mais profundo, Óbidos tem quase 323 anos e uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. O próximo município a receber os atendimentos da Policlínica Itinerante será Oriximiná, nesta segunda-feira (29).
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp