12/04/2020 às 12h30min - Atualizada em 12/04/2020 às 12h30min

Em Óbidos a tradição de malhação de Judas foi lembrada | Portal Obidense

O Judas apareceu em um local que apresenta um cenário de arrepiar

Por: Elton Pereira
ÓBIDOS – A malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

No Cemitério
Em Óbidos muitas pessoas perpetuam a tradição criando bonecos que lembram Judas, um deles apareceu no cruzamento da Travessa Felipe Bentes com a Deputado Raimundo Chaves, no bairro de Santa Terezinha, no canto do cemitério São João Batista, um local no mínimo assustador para uma aparição dessas.

A brincadeira seria uma maneira dos católicos se vingarem da traição do Judas. Antes do boneco morrer enforcado como o traidor, no entanto, tem que apanhar e ser bastante xingado.

O Judas obidense deixado no muro do Cemitério, está de máscara que protege do Coronavirus, remete a ajuda concedida pelo governo Federal no valor de 600 reais chamada de ajuda emergencial a várias classes de trabalhadores do Brasil.

O significado pode ser diversos, mas com certeza remete ao fato da mortalidade devido a pandemia onde o mundo todo não tem ainda um remédio para combater a doença, a outra coisa é o valor que é insuficiente e mostra a pobreza do Brasil em vários sentidos, inclusive sobre a ignorância política evidentes nas redes sociais, no judas duas frases, na máscara está escrito: “Tu vai me dar?” na placa de PVC em seu peito: “Esperando o dia 16, para receber os 600 reais do Papai Bolsonaro” e logo abaixo “ Vai Desgraçado”.
 
O Judas representa o personagem bíblico, Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo com um beijo, se vendeu por 30 moedas de pratas. Consumada a traição, arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda – MT c.27, v.5.

De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte. E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.
Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.
Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.


A brincadeira seria uma maneira dos católicos se vingarem da traição do Judas. Antes do boneco morrer enforcado como o traidor, no entanto, tem que apanhar e ser bastante xingado. Hoje quase extinta, poucos fazer e quem sofre mais são os políticos ou algo que aconteceu que atinge a sociedade.

Contato - O Portal Obidense Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9215-7138



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp