20/03/2020 às 17h14min - Atualizada em 20/03/2020 às 17h14min

No Amazonas governador fecha as estradas de rios | Portal Obidense

Com o novo decreto N° 42.087 de 19/02 governador do Amazonas Wilson Lima, suspende serviços fluviais de transporte de passageiros

Por: Walmir Ferreira

Porto de Manaus, Escadaria - Balsa Amarela | Foto: Walmir Ferreira
AMAZONAS – O novo decreto do governador do Amazonas sobre transporte fluvial, está gerando dúvida nos usuários desse serviço, muitas pessoas estão publicando e compartilhamento a interrupção total dos serviços de transporte de passageiro por via fluvial com destino ao estado do Amazonas.
 
Na verdade o decreto serve para navegação dentro do território amazonense (Intermunicipal), isso para todas as embarcações, de pequeno, médio e grande porte, com exceção para transporte de carga, combustível, medicamentos e alimentação.

 
Para as demais que fazem transporte interestaduais, essa decisão deverá ter o aval e a concordância da ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Aquaviários), que manteve os serviços, como por exemplo a Ferry Boat Comandante Paiva V, que faz linha de Alenquer a Manaus, com escala em Óbidos e Juruti, sai do estado do Pará com destino ao estado do Amazonas.

Escadaria - Balsa Amarela - Local de onde parte a maioria das embarcações de Manaus | Foto: Walmir Fereria 

Esse tipo de transporte ainda está ocorrendo/permitido, no nosso exemplo, a Ferry Boa Paiva, saiu de Alenquer no dia de hoje, sexta-feira (20) e chegará a Manaus no domingo (22) e poderá atracar no porto da capital Manaus, sem problemas.
 
Porém devido ao aumento em Manaus de pessoas infectadas com CoronaVirus já confirmada nesta sexta-feira (20) de 3 para 7 casos, sendo 6 na capital e 1 na cidade de Corari, o fluxo de passageiro tende a cair. Isso devido a paralização de centenas de serviços público e privados na cidade, sendo que os manauaras não estão mais saindo de casa, evitando aglomerações de pessoas, com isso, essas embarcações não terão demanda de passageiro, a tendência é parar.  
 
Entramos em cotado via WhatzApp com um dos administrações da embarcação Ferry Boat Comate. Paiva V, Éder Paiva que foi categórico em dizer: “Tomamos todas as providências em seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da ANTAQ, estamos disponibilizando álcool gel, mascara, cuidado com higienização e limpeza da embarcação, mas já está quase tudo decidido que esta será a última viagem, vamos esperar passar tudo isso e vamos entregar nas mão de Deus”. O empresário ainda complementou: “Sabe parceiro, por mim nem viajaria hoje para Manaus, pois também pensamos em nossos funcionário, prezamos pela saúde deles e também da nossa”.
 
O decreto de Wilson Lima, também estende a paralização de academias entre outros serviços.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp