19/07/2019 às 16h20min - Atualizada em 19/07/2019 às 16h20min

Dom Martinho completa 40 anos de Ordenação Episcopal

Por: Hayme Amorim

Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Na manhã da quinta-feira (18), nossa equipe de reportagem do Portal Obidense foi até ao Seminário, para falar com Dom Martinho, uma das pessoas mais queridas pelo povo obidense, pelos trabalhos realizados no município quando era Bispo diocesano. Em uma conversa bastante descontraída, Dom Martinho contou um pouco da sua trajetória religiosa.

Dom Martinho era vigário da cidade de Alenquer, que fica localizada a 157Km, cidade vizinha de Óbidos, no Oeste do Pará. Neste período, o bispo da cidade de Alenquer transferiu Martinho para a cidade de Óbidos e o vigário de Óbidos que naquele tempo era Zé Batista, para a cidade de Alenquer.


Martinho que era vigário naquele tempo, ao chegar em Óbidos, em 1976, recebeu a notícia de que Dom Constantino, bispo daquela época, seria transferido uma semana depois para a cidade de Penedo no Nordeste do Brasil, sendo assim, ele deveria reunir os padres e eleger um novo vigário capitular para administrar a diocese até a chegada de um novo bispo ao município. Porém após a reunião feita, os padres decidiram que Martinho daria conta de assinar os papéis, ficando assim responsável pelos afazeres da diocese e 3 anos mais tarde, em 1979, se tornou Bispo diocesano da cidade de Óbidos.


Assita o Video


 
Dom Martinho contou ainda a nossa equipe que na época não queria aceitar ser Bispo de Óbidos, porém acabou assumindo a prelazia pois nenhum outro queria. "Eu não queria pois não sabia deste negócio mas ninguém queria assumir, pois estava tudo em formação ainda, as comunidades, as paróquias, não tinham autonomia, não funcionavam, era tudo uma confusão ainda, e eu acabei tomando conta". Disse Dom Martinho.
 
Dom Martinho chegou em Óbidos em 1976, assumiu o papel de Bispo diocesano em 1979, e renunciou ao cargo no ano de 2009. Neste ano de 2019, Dom Martinho faz 40 anos de ordenação Episcopal e veio a Óbidos neste mês de Julho, a convite de Dom Bernardo, bispo atual do município, para prestigiar a Festividade da grande padroeira dos Obidenses, Senhora Sant'Ana.
Dom Martinho, bem descontraído disse que vem a Óbidos para lembrar do passado e agradecer ao povo e acrescentou “Sempre venho a Óbidos, acho que os obidenses já estão enjoados de minha cara”

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)99197-6588.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp