26/04/2018 às 12h06min - Atualizada em 26/04/2018 às 12h06min

Cruzamentos passam a ter sinalização semafórica em Óbidos

Objetivo é ordenar o fluxo de veículos e pedestres nos pontos considerados de intenso tráfego.

Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Cruzamento da rua Justo Chermont com Tv. Felipe Bentes - Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Cruzamentos em três bairros da cidade de Óbidos, no oeste do Pará, que apresentam grande fluxo de veículos e pedestres, começaram a receber sinalização semafórica para ordenar e tornar mais seguro o trânsito nas áreas.

Desde a semana passada, uma empresa especializada realiza a fixação das estruturas de sustentação dos equipamentos. Na terça-feira (24) iniciaram as instalações dos semáforos nos cruzamentos da avenida Prefeito Nelson Souza com rua Belém, bairro São Francisco; avenida Dom Floriano com rua Dr. Picanço Diniz, bairro de Lourdes; e na rua Justo Chermont com travessa Rui Barbosa, no centro da cidade.  

Os pontos que estão recebendo sinalização foram mapeados por engenheiros de tráfego do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-Pa) que realizaram a pouco mais de dois meses o levantamento de dados para definir o reordenamento do trânsito na área urbana de Óbidos.

A sinalização vertical nas principais vias da cidade foi revitalizada. No cruzamento da rua Justo Chermont com travessa Felipe Bentes, no bairro Santa Terezinha, a preferencial que antes era para quem trafegava pela Justo Chermont, foi alterada, passando a ser dos condutores que seguem pela Felipe Bentes.

“Os engenheiros analisaram todas as situações que podemos considerar críticas ou de perigo para pedestres e condutores. Além desse reordenamento foi realizada a troca de várias placas que estavam danificadas ou apagadas, melhorando a orientação dos condutores”, disse Hildson Siqueira, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito que dá suporte aos trabalhos.

Com a conclusão dos trabalhos de implantação dos semáforos, será realizada a pintura das faixas de pedestre nos cruzamentos que receberam a nova sinalização. “Nossa intenção é iniciar a operação desses equipamentos somente quando as faixas estiverem pintadas. Amanhã [quinta-feira] faremos um teste no sinal da Nelson Souza, mas só pra testar a parte elétrica mesmo”, informou Hildson.

Orientação – Os agentes municipais de trânsito - assim que os semáforos passarem a operar -, realizarão o trabalho de orientação de pedestres e condutores nos cruzamentos para explicar como passará a funcionar o tráfego na área.

Convênio - O reordenamento do trânsito na cidade é resultado de um convênio assinado em agosto de 2017 entre a Prefeitura de Óbidos e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-Pa).

O investimento do governo do Estado, faz parte das ações previstas na agenda positiva do programa Município Sustentáveis.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp