17/11/2015 às 10h40min - Atualizada em 17/11/2015 às 10h40min

Diretoria apresenta o cartaz e divulga a programação da festividade de São Martinho de Lima

Festividade da paróquia será realizada no período de 6 a 13 de dezembro.

Da Redação
Foto: Mauro Naian Gomes

ÓBIDOS – A Diretoria da Festividade de São Martinho de Lima apresentou na noite de segunda-feira (16), durante entrevista coletiva à imprensa obidense, o cartaz oficial e a programação da terceira festividade da paróquia criada em 2013, pelo bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann. 

Como tema: “Amar o Criador é respeitar a sua criação”, e o lema: “O cuidado com a casa comum”, o objetivo da coordenação é refletir junto com os fiéis as orientações para a igreja contidas na última Carta Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si’” (Louvado seja Deus). “Desejamos refletir este tema juntamente com este povo da Amazônia, região que o Papa chama de ‘pulmão do planeta’. O documento é um alerta para toda a humanidade e nos apresenta que, mais do que olhar para a natureza devemos olhar para a criação dela. Portanto, destruir a natureza equivale a destruir o homem, ressaltou Pe. Leonardo Loures Valle, pároco de São Martinh

o de Lima.

O cartaz da festividade tem como destaque a foto da imagem oficial de São Martinho, que chegou a paróquia em agosto de 2015. “Nós destacamos que a imagem de São Martinho de Lima no cartaz, é a nova imagem que chegou este ano no mês de agosto. Nós colocamos algumas fotos embaixo que vem destacar esse não cuidado com a natureza e a cor do cartaz é verde, fazendo uma referência a Amazônia e a própria paróquia, já que a nossa logo é azul e verde”, enfatizou o pároco.

A Festividade será realizada no período de 6 a 13 de dezembro. A programação religiosa iniciará com o círio no domingo (6), que sairá da Fazenda Garantia, localizada na comunidade São Pedro. A carreata que irá conduzir a imagem do padroeiro até a cidade passará pelas comunidades: Nova Jerusalém; Canta Galo, Cipoal de Cima, Cipoal até a Escola Irmã Firmina na entrada da cidade. De lá os fiéis seguirão em procissão até a Praça de Santa Terezinha, local onde será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Bernardo.

Durante a festividade, serão celebradas Missas todas as noites, com exceção do dia 8 de dezembro, data de abertura do Ano Santo da Misericórdia, neste dia a celebração será na Catedral de Sant’Ana, com início às 19h. Confissões, batizados, missa de unção dos enfermos e benção de animais, são outras atividades programadas para ocorrer na parte religiosa da festa.

A programação cultural da festividade contará com shows de calouros, apresentações culturais no Cliper de Santa Terezinha e um bingão no dia do encerramento. Por decisão da diretoria, não será realizada a venda de bebidas alcoólicas. “Nós reunimos com o conselho da festa e achamos melhor não ter bebidas alcoólicas na festa do padroeiro, pois enquanto paróquia devemos da o exemplo”, justificou Lourdes, uma das coordenadoras da festividade.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp