21/06/2017 às 16h38min - Atualizada em 21/06/2017 às 16h38min

Através de requerimento do vereador Valdecy Milagre, Curumu poderá ter seu próprio porto e posteriormente, Arapucú e Flexal

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Os vereadores de Óbidos aprovaram por unanimidade o Requerimento que visa a construção de Portos de embarque e desembarque de cargas e passageiros na comunidade rural Curumu. Valdecy Milagre um dos autores do requerimento visitou a localidade e observou de perto a realidade do cotidiano dos moradores quanto a dificuldade às margens do lago que dá nome a comunidade de várzea.

Curumu está há pouco mais de 25 quilômetros da sede de Óbidos e conta com uma população estimada em 4.000 mil habitantes. Uma comunidade que cresceu ao longo dos anos e carece de várias demandas. Os portos podem beneficiar diretamente o dia a dia dos moradores e visitantes já que por via fluvial o acesso é mais perto e rápido comparado às condições da estrada.

"Assim que saímos da comunidade, após visita no último domingo (18) percebemos a necessidade de a comunidade ter o benefício de um porto para o embarque e desembarque de cargas e passageiros. Há períodos como quando a comunidade recebe um grande número de visitantes para seu tradicional Festival do Tucunaré e o Círio do seu padroeiro que carece de um embarque e desembarque mais apropriado às margens do lago." Relata Valdecy Milagre, vereador.

Rosinaldo Ferreira, vereador que também esteve na comunidade diz que o porto da comunidade poderia ser igual ou semelhante ao construído no município de Curuá, por volta de 88 quilômetros de Óbidos, com um aterro que facilitaria a obra já que o lago não possui água corrente.

"Se fosse aqui no Amazonas seria um trabalho que não seria bom, já que o rio tem água corrente, maresias fortes, mas lá no lago seria o ideal aterrar como foi construído o porto de Curuá. Lá a água é tranquila e a obra não foi comprometida." Disse Rosinaldo Ferreira, popular Bico de Pato, Vereador.

Outras comunidade poderiam entrar no projeto de construções de portos como Arapucú e Flexal. Vilarejos com grande fluxo de embarque e desembarque de passageiros e cargas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp