17/02/2017 às 09h42min - Atualizada em 17/02/2017 às 09h42min

Basta começar as chuvas para inundar os pés da Serra da Escama.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O terreno inclinado está localizado ao lado do município de Óbidos, Oeste do Pará e abriga uma fortaleza em ruinas, que nos tempos de colônia defenderam a terra pauxiara.

As mudanças mais abaixo no lago Pauxis “laguinho”, estreito e pequeno mesmo, mas durante o período chuvoso, ou de cheia, ainda garante alimento aos humanos e aos visitantes voadores.

Muitos moradores são vizinhos ao Laguinho Pauxis e podem desfrutar de cenas pouco vistas de moradores urbanos. A vitória-régia ou victória-régia é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. A vitória-régia é uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Com

um aspecto exuberante e ornamental. Suas folhas são circulares, enormes, podendo alcançar 2,5 metros de diâmetro. Ela também é conhecida por sua lenda amazônica.

Não é difícil flagrar esta planta no laguinho em tempo de cheia. Ela se apresenta bela e imponente entre o capim bem verdinho.

As nuvens escuras sobre a serra anunciam mais uma tempestade. O pescador, experiente sabe que quanto maior a quantidade de chuva, mais fartura na pescaria. Com ela, outras características mudam o cenário. A água do rio sobe e com ela a preocupação de erguer as casas. Os assoalhos tem a altura de um metro ou dois do chão para que as casas não alaguem com as cheias.

O Jaçanã (Jacana jacana), do Tupi ñaha´nã é uma ave charadriiforme, da família dos Jacanidae. É uma ave com tom marrom vivo e preto com bico amarelado é típico da América Central e do Sul. Com suas longas e finas pernas a ave é comumente vista se alimentando em meio ao capim.

Estes são visitantes que qualquer morador gosta de ter por perto. Em tempos de freqüentes chuvas, algumas coisas são muito bem vindas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp