23/01/2017 às 08h59min - Atualizada em 23/01/2017 às 08h59min

Diocese de Óbidos Está Realizando Formação da Primeira Turma da Escola Diaconal Diocesana São Lourenço

Da Redação
Foto: Diocese de Óbidos

ÓBIDOS - A diocese de Óbidos, está realizando a formação da primeira turma da escola diaconal São Lourenço, instalada em Óbidos, a primeira turma foi formada por treze alunos de diferentes paroquias da diocese, os períodos de formação chegam a durar até três anos, e são realizados em dois períodos no ano, em janeiro e julho.

O projeto de instalação da escola de Diáconos permanentes em Óbidos, surgiu a partir de uma visão evangelizadora de D. Bernardo Johannes - Bispo da diocese de Óbidos em 2015.

A formação baseia-se no Mestre e Senhor, também pela riqueza do ministério diaconal, entendendo, com alegria e esperança, que “alguns discípulos missionários do Senhor são chamados a servir à Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem. Aos que passarem pelas etapas, serão ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja”.

O Diácono

A identidade do diácono se encontra, antes de tudo, na ordem do ser. Ele recebe uma graça sacramental que determina o espírito com que exerce o seu ministério. Por isso, não deve, em primeiro lugar, ser definido a partir de suas funções ou dos poderes que lhe são confiados. Ao exercer o seu ministério, desempenhando, muitas vezes, as mesmas funções do presbítero, ou até mesmo aquelas que os leigos e leigas podem fazer, o diácono as realizará de um modo novo, não só marcado por uma graça específica que o configura a Cristo-Servidor.

O Diácono serve, fecundado pela graça sacramental, como sacramento da caridade de Cristo aos pobres e aos excluídos, embora possa exercer muitas e diferentes funções. Assim, ele se torna, através de sua vida e de suas ações, instrumento permanente e consagrado de revelação da dimensão especial da diaconia, do sacerdócio e do mistério de Cristo, ajudando a construir um mundo mais de acordo com o projeto de Deus, santificando o mundo com sua vida. O agir do diácono é um fecundo serviço à comunidade eclesial, levando-a a atender os apelos de Deus.

A partir da vivência comunitária e familiar, devemos estar sempre dispostos ao labor da missão e incansáveis caminhada, por amor, na resposta missionária que nossa Igreja é chamada a dar no coração do mundo, obediente ao mandato do seu Senhor, pois nossa missão é servir onde quer que esteja um oprimido e desprezado, excluído, enfim, nossa Igreja Missionária no coração da Amazônia vivencia a vida de todos os povos.

“Os trabalhos iniciaram com fidelidade aos ensinamentos do Documento 96 CNBB – Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, começou-se a estruturação e planejamentos para realização e concretização do projeto. Atualmente, é realidade a Escola Diaconal Diocesana São Lourenço, iniciada no dia 21 de fevereiro de 2015, onde se vivencia primeiramente encontros em família”. Relatou o Aluno e coordenador da escola, Jair Batista Garcia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp