23/02/2024 às 18h27min - Atualizada em 23/02/2024 às 18h27min

Evangélicos de Óbidos, no Pará, constroem casa de madeira para família carente

O grupo “Aventureiros” da Igreja da Promessa instalou um pequeno sistema de energia solar no lugar

Por: APC Jornalismo.
Fotos por: Promesistas Óbidos | Reprodução.

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Amor ao próximo | Fotos por: Promesistas Óbidos | Reprodução.

ÓBIDOS - Na comunidade Curumu, zona rural de Óbidos, no estado do Pará, um grupo de irmãos promessistas, chamado de “Aventureiros”, tem sido o braço apoiador das ações missionárias da Igreja Adventista da Promessa na cidade. A última grande ação foi a construção de uma casa de madeira para uma família carente que mora na localidade; eles estavam afastados da igreja e, como não conseguiram se manter na sede do município, voltaram para a comunidade.

“Ficamos sabendo que nossos irmãos estavam morando em um barraco coberto de palha e paredes improvisadas com lona e pano. Essa realidade nos tocou bastante. Fizemos uma primeira visita para conhecer a realidade e verificamos que o irmão já tinha parte da madeira para construção de uma nova casa, porém, não tinha condições de comprar o telhado, e outros materiais, bem como a mão de obra”, relata o Presbítero Ronilson Vieira, que faz parte do grupo e também da Comunicação Regional. 

A iniciativa de construção, dividida em quatro etapas, agora já alcança cerca de 80% de conclusão, proporcionando uma moradia mais digna para o casal. Foram doados mão de obra e o restante dos materiais, em uma ação que visa glorificar o nome de Jesus Cristo e fortalecer o testemunho da igreja diante dos moradores. Foi instalada junto à obra, um pequeno sistema de energia solar para levar energia aos moradores da casa. 



Quem são os “Aventureiros”

De carro, de barco ou mesmo a pé, o grupo não mede esforços para materializar o amor de Deus por meio de boas obras. Um dos entusiastas dos “Aventureiros” é o responsável pelo campo de Óbidos, o Pastor Alípio Souza. O campo é composto por sete igrejas: quatro na cidade, duas em regiões de planalto (comunidades) e uma ribeirinha. 

Ele contou ao Promessistas.org que o grupo missional faz parte de uma estratégia que dá suporte às Bases Missionárias, o nome dado aos Pequenos Grupos na Convenção Baixo Amazonas. “Aventureiros é porque é a aventura de sair de comunidade em comunidade onde tem nossas igrejas, de carro e de barco; e nesse ano, passamos da parte da evangelização para ajudar as famílias carentes da igreja”.

O líder analisa que além do trabalho de suporte evangelístico e social, eles têm conseguido trazer pessoas afastadas e simpatizantes da igreja para participarem da ação, e com isso, falam de Cristo a elas. “Esse grupo tem trazido pessoas que estavam afastadas da igreja. Aqueles que entendem de alguma área como eletricistas, carpinteiro, pedreiro, ferragem… eles aderem e na hora da comida e do trabalho falamos da graça de Cristo”, explicou.

Alípio ainda relatou que estão programadas para os próximos meses a construção de uma segunda casa e de um templo com recursos e mão-de-obra doada pelo grupo. 



ONDE TUDO COMEÇOU

O grupo dos “Aventureiros” surgiu de forma espontânea em 22 de julho de 2022, com o objetivo de dar suporte às missões da igreja local. “Um grupo de alguns irmãos, movido pelo Espírito Santo. Cada um colocando à disposição seus recursos, veículo, dons e talentos para servir o Reino de Deus”, conta Ronilson. O grupo teve um aumento de pessoas, homens e mulheres, que voltaram à igreja por causa da iniciativa.

Muitas são as ações sociais e evangelísticas realizadas por eles. Já foram distribuídas cestas básicas, doações de recursos financeiros para necessitados, pregação do Evangelho entre os ribeirinhos e em comunidades próximas das igrejas, mutirões de limpeza e ajuda em construções em geral, explicou Ronilson.

Os “Aventureiros” não tem um líder específico, mas uma coordenadoria que verifica a disponibilidade de cada “aventureiro e aventureira”, como são chamados os integrantes, sempre com a direção do pastor do campo, que avalia as ações e dá suporte. “As pessoas veem uma igreja alegre, unida, e percebem que a igreja ‘coloca mão no bolso’ para arcar com essas despesas”, uma forma de testemunho que os de fora percebem, contou Alípio.  

Para acompanhar as ações e saber mais sobre o grupo, acesse a página dos Promessista de Óbidos aqui


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp