22/09/2023 às 15h25min - Atualizada em 22/09/2023 às 15h25min

Uepa pesquisa percepção de romeiros e características do Círio de Nazaré em Vigia

Até o final deste mês, a Universidade do Estado Pará (Uepa) promove o levantamento sobre a romaria nazarena mais antiga do Pará

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Portal Obidense

PARÁ - O Círio de Vigia de Nazaré é o mais antigo do Pará, e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciou uma pesquisa para identificar o perfil dos romeiros-turistas, que chegam ao município, no nordeste estadual. O levantamento está em curso e tem a parceria da Pastoral do Turismo (Pastur) e da Secretaria Municipal de Turismo, em Vigia. Até o final deste mês, de setembro, qualquer pessoa que tenha visitado Vigia por ocasião da festividade pode responder o formulário online.

A expectativa dos pesquisadores é de que um grande número de pessoas se disponha a responder às perguntas voltadas a identificar características dos visitantes que participaram do 326º Círio de Nazaré, em Vigia, no dia 10 deste mês de setembro. A intenção é também captar as percepções das pessoas sobre a experiência delas no evento.

O coordenador do campus XVII, da Uepa, em Vigia, professor Admilson Alcântara da Silva, informou que a Universidade não dispõe do curso de Turismo, no município, mas a temática do turismo contempla a abordagem transversal desenvolvida pela instituição, capaz de envolver os alunos de outros cursos.

"Por mais que não haja a oferta desse curso de Turismo no campus XVII da Uepa, o assunto envolve a história do município, a questão cultural, a produção literária e dados estatísticos, que podem ser bem trabalhados pelos alunos dos cursos de Letras, História e Matemática", ressalta o professor Admilson.

Admilson Silva afirmou, ainda, que o levantamento é um retorno da da Uepa ao município de Vigia, e para toda a região Guamá. "Nesse sentido, estamos contribuindo com a realização de um estudo pioneiro", afirma.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp