10/11/2016 às 10h12min - Atualizada em 10/11/2016 às 10h12min

Abandonado e entregue a erosão, o Mirante da Garganta do Amazonas em Óbidos poderá desabar.

Se não houver uma ação de recuperação e constante manutenção, o que era bonito, já está feio e depois desaparecerá na cidade do já teve.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - No centro urbano e histórico da cidade de Óbidos, Oeste do Pará temos a imponente praça Barão do Rio Branco que é tradicionalmente conhecida como praça de Santana. Ela abriga a Matriz de Sant’Ana. O local é bastante conhecido pela festa da padroeira (Sant’Ana) da cidade pauxiara e por ter sido ponto estratégico na defesa do território. O mirante dá uma vista privilegiada do Rio Amazonas na parte mais estreita de sua imensidão. Daí a expressão “Garganta do Rio Amazonas”. Mas, sua importância e beleza natural não está sendo preservada como imaginamos.

O mirante dá acesso a uma vista belíssima do Rio Amazonas. A frente até recebeu nova pintura, mas ao entrar no local nos deparamos com a falta de reparos nos bancos, iluminação e paisagismo.

Outro ponto negativo é a falta de lixeiras. Como o mirante é ponto de encontro de amigos, casais e visitação para sessões de fotos não há lixeiras para depósito dos resíduos sólidos. Mas, a falta de conscientização e de lixeiras faz com que os descartáveis sejam jogados alí mesmo. São garrafas plásticas, sacolas, copos descartáveis, entre outros resíduos sólidos. A população não pode esperar somente pelo poder publica precisa fazer urgente a sua parte, é apenas uma questão de educação e lógico aliada a atitude.

Os bancos carecem de pintura e reparos. Alguns estão danificados, os postes estão sem lâmpadas a pintura foi ofuscada pela pichação. Outro problema cresce bem aos fundos. Este pode colocar em risco e em pouco tempo a vida do mirante. A Erosão.

A barreira com aproximadamente 30 metros de altura, com o passar dos anos, foi desabando e a erosão chegou ao nível mais crítico, já está na base do muro do mirante. Uma iminente
destruição da estrutura é um alerta que vem com os anos revelando aos poucos o risco de desabamento de um dos mais visitados pontos turísticos da cidade, o Mirante da Garganta do Amazonas.

A secretaria de Urbanismo e Infraestrutura foi procurada, mas por motivo de paralização dos servidores ninguém se manifestou sobre a denúncia. A Defesa Civil municipal ficou de fazer uma nova avaliação do terreno e somente depois irá se pronunciar.

O futuro pode não dar mais opções para recuperar o que os olhos observam, bem de perto, desabando aos poucos, se desfazendo a cada anoitecer. E o que fica é a imagem do pôr do sol ao horizonte marcando a memória dos que ainda podem prestigiar tal cenário ou no futuro restará apenas a lembrança e fotografias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp