30/03/2023 às 15h32min - Atualizada em 30/03/2023 às 15h32min

Prefeitura de Óbidos monta força-tarefa para atender a famílias afetadas pelas fortes chuvas

Reunião de emergência foi convocada para traçar estratégias que estão sendo executadas nas áreas mais afetadas

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Força-tarefa para atender a famílias afetadas pelas fortes chuvas - Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - A forte chuva que caiu em Óbidos desde a madrugada desta quinta-feira (30) contabilizou prejuízos para algumas famílias do município. Para atender aos atingidos, uma reunião foi convocada com representantes de todas as secretarias municipais e um gabinete de crise montado com o intuito de minimizar os danos causados pelo fenômeno natural.
 

Um dos pontos mais afetados foi a travessa Abelardo Dias, no bairro Santa Terezinha, na área conhecida como “Porto de Cima”, onde uma cratera se abriu. O local começou a receber serviços de contenção da erosão e desvio das enxurradas, para posterior drenagem e pavimentação no trecho.


 
Máira Sousa secretária de infraestrutura de Óbidos
, explica que todos os esforços estão sendo feitos para ajudar a população.
“Essa é uma rua que já foi um aterro, onde já houve uma grande erosão, temos que ir quebrando aos poucos e fazendo a drenagem da rua. Esperamos os dias de sol para realizar os serviços. Por enquanto vai ser um serviço para que a erosão não aumente. Nós vamos jogar as pedras bauxita para tentar conter a erosão. Estamos recebendo muitas ligações dos bairros Perpétuo Socorro, São Francisco, e estamos tentando atender a todos”, disse.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, cinco pontos críticos foram identificados em Óbidos durante a manhã chuvosa. Nos bairros Bela Vista, São Francisco, Fátima e Perpétuo Socorro, algumas residências ficaram alagadas, mas nenhuma ocorrência grave foi registrada.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) está visitando as áreas atingidas, fazendo um levantamento de informações das famílias afetadas para garantir auxílio social e verificar a necessidade de remoção dessas pessoas para pontos seguros, como escolas e ginásios.



 
“As ocorrências atendidas ainda serão repassadas a Defesa Civil Estadual por meio de um relatório que está sendo preparado, mas o prefeito [Jaime Silva] já está em Belém e já está agindo por lá também, e vamos aguardar um posicionamento. As famílias de casas que foram alagadas por enxurradas já receberam ajuda e reparos devem ser feitos em ruas, para evitar que situações como essa aconteçam novamente”, destacou Jamerson Amaral, coordenador da Defesa Civil Municipal.
 
Com relação à previsão do tempo para Óbidos, Jamerson ressaltou que não havia uma advertência de que choveria tanto na região como nas últimas horas.
 
Em função da situação de emergência na qual o município se encontra, a Prefeitura Municipal cancelou todos os eventos públicos que seriam realizados pelas secretarias municipais nos próximos dias. Em algumas secretarias o atendimento ao público foi suspenso nesta quinta-feira e, se necessário, continuará suspenso na sexta (31).
 
Ocorrências emergenciais
 

As equipes da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estão de plantão para atender as ocorrências.
 
Para acionar ajuda, o cidadão pode contatar a Ouvidoria, que acolhe demandas por meio dos telefones (93) 99115-8259/ (93) 99113-0571 e (93) 99205-8389.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp