05/03/2018 às 11h38min - Atualizada em 05/03/2018 às 11h38min

Territórios Sustentáveis e Instituto Juruti Sustentável assinam Termo de Cooperação Técnica

A assinatura do TCT foi realizada na sexta-feira e visa entre outros objetivos promover o fortalecimento de ações entre os dois programas.

Por: Martha Costa

Fotos: Martha Costa

JURURTI - Promover o fortalecimento de ações, o compartilhamento das experiências bem-sucedidas, o intercâmbio de atores, a prestação de apoio técnico mútuo e estratégias de financiamento detalhado em plano de trabalho específico são apenas alguns dos objetivos que fizeram com que o Programa Territórios Sustentáveis e o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) assinassem na sexta-feira, 2 de março, um Termo de Cooperação Técnica (TCT).

O diálogo sobre a possível assinatura de um TCT teve início em 2017 e tem como alvo principal a elaboração de uma estratégia de desenvolvimento sustentável regional e municipal, por meio de um plano de trabalho conjunto, para as regiões de atuação dos Programas Territórios Sustentáveis (municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná) e Juruti Sustentável (município de Juruti) e entorno.

A presidente do IJUS, Idaliana Albuquerque, que assumiu a gestão do Instituto em 14 de fevereiro, falou dos desafios de estar a frente do instituto que celebra 10 anos de atuação, inicialmente como conselho e após oito anos como Instituto. Ela ressaltou a expectativa com a assinatura do TCT. “O nosso objetivo com essa parceria é ter um olhar igual e o compartilhamento de informações para trabalhar a área sustentável e esperamos fazer um trabalho amplo e que venham retornos, não financeiro, mas social para a comunidade”.  

Jakeline Pereira, coordenadora do Programa Territórios Sustentáveis enfatizou a relevância da assinatura do termo de cooperação. “O Instituto Juruti Sustentável já existe há quase 10 anos, tem um avanço em Juruti, e o Programa Territórios Sustentáveis há dois anos ali em Faro, Terra Santa e Oriximiná, ambos realizam atividades em comum e possuem desafios de melhoria do seu capital social, desenvolvimento econômico, na gestão pública e esta assinatura vai fazer com que nós possamos analisar os territórios e seu objetivo principal é a troca de experiência”.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa de três organizações sociais, Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que tem o patrocínio da Mineração Rio do Norte e visa o apoio a uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná e atua com os cinco eixos: Gestão Pública, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico, Capital Social e Quilombolas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp