10/04/2024 às 15h39min - Atualizada em 10/04/2024 às 15h39min

Muitos ainda têm dúvida que o Rio Amazonas é o maior do mundo em extensão e volume de água

O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes em Rumi Cruz no Peru, a pouco mais de 100km da costa oeste da América do Sul

Por: Walmir Ferreira
Caetano

Portal Obidense  Publicidade 790x90

O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes | Foto: Walmir Ferreira

AMAZONAS - Mesmo nascendo próximo do Oceano Pacífico, por surgir na vertente oposta da Cordilheira dos Andes. O Rio Amazonas é o rio mais extenso e caudaloso do mundo seguiu para leste, percorrendo 6.992km, (INPE) até banhar a Ilha de Marajó no Estado do Pará e desaguar no Oceano Atlântico. Possui cerca de 110 afluentes e uma vazão média de 210 mil m³/s.

O rio Amazonas é importante porque atravessa a Floresta Amazônica, que abriga a maior biodiversidade do mundo. Além disso, ele fornece água para uma grande população, que também tira dele o seu sustento, e é utilizado como via de transporte.

O nome do rio Amazonas foi atribuído pelo explorador espanhol Francisco de Orellana (1490-1546), conhecido como um dos primeiros europeus a navegarem por esse curso d’água. Orellana deu início à sua expedição no ano de 1542, partindo do Peru e seguindo até a foz do Amazonas, na ilha de Marajó, cerca de seis meses depois.
 
Nesse longo percurso, o espanhol encontrou diversos povos e aldeias indígenas, algumas das quais entraram em confronto com os expedicionários. Em uma dessas aldeias, as mulheres foram as principais responsáveis pelo embate com os colonizadores, sendo por eles comparadas com as guerreiras da mitologia grega que recebem o nome de amazonas. Então o nome do rio deriva da comparação feita entre as guerreiras indígenas e as amazonas gregas. As guerreiras indígenas sul-americanas são comumente conhecidas pela terminologia coniupuiaras.
 
Variações do nome de acordo com o trecho do rio Amazonas



Nota-se que o nome do rio varia de acordo com o seu trecho, embora se convencionou chamar toda a sua extensão de Amazonas. Próximo de sua nascente, no Peru, o curso d’água recebe o nome de Marañón. Ao adentrar no território brasileiro, na altura do município de Tabatinga, no Amazonas, ele recebe o nome de Solimões, em trecho que vai até a região de Manaus. Nessa área ele se encontra com o rio Negro, dando origem então ao trecho que recebe o nome de Amazonas.

O rio Amazonas possui cerca de 1100 rios afluentes, situados tanto na sua margem esquerda quanto na sua margem direita, compreendendo toda a área de drenagem da bacia Amazônica. Entre os principais afluentes do Amazonas, estão:



Mais profundo e mais estreito

Em toda sua extensão a parte mais estreita com cerca de 1,5km de largura e mais profunda cerca de 100m de profundidade em frente a histórica cidade de Óbidos, no oeste paraense.   

 

Portal Obidense  Publicidade 750x90

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp