15/02/2018 às 13h54min - Atualizada em 15/02/2018 às 13h54min

Do outro lado do laguinho subimos mais uma vez a Serra da Escama um patrimônio ameaçado.

Por: Walmir Ferreira

Fotos: Walmir Ferreira

ÓBIDOS – Na cidade de Óbidos no oeste paraense existe a Serra da Escama, um lugar que protege a cidade dos Pauxis de ventos e temporais, está ali propositalmente a natureza perfeita em uma cidade muito amada.

As suas margens o “laguinho” de nome Pauxis, homenagens aos primeiros habitantes de nossa região, índios guerreiros e bravos, no laguinho berçários de muita fartura em tempos atrás e de muita tranquilidade quando em suas margens não existiam casas, estilo palafitas, hoje segregado e caminhando para o fim, deverá a qualquer custo ter a interferência do governo para então voltar a respirar e junto com suas vitórias regias embelezarem novamente a Óbidos veneziana.

Lá no alto da Serra, a fortaleza estilhaçada e abandonada, saqueada pelos próprios habitantes que retiraram a suas forças usurpando peças a peças, pedaço por pedaço de sua riqueza material empobrecendo sua riqueza imaterial.

Do alto de sua importância, pouco a pouco o sentimento fica desabilitado devido ao sentimento de tristeza de subir a serra e saber que ao chegar lá, a história está em pedaços.

No final segue ainda as fotos, registros eternos de uma história um dia se tornará lenda como os contos da Noiva do Museu.

Após sair da Serra, de lancha fizemos um passeio no lago Pauxis, uma aventura com visões trema de um lado tudo natural e de outro palafitas. Do estreito do laguinho, varamos no rio amazonas, a frente de Óbidos a saudade de quando a deixamos e logo em seguida a cabeça do Padre outra parte que se perdera em breve.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp