19/10/2017 às 12h26min - Atualizada em 19/10/2017 às 12h26min

Em Óbidos a imagem de Nossa Senhora de Lurdes, foi alvo de vandalismo.

Por: Walmir Ferreira e Elialdo Junior

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Valciclei

ÓBIDOS – A comunidade do bairro de Lourdes em Óbidos, está revoltada com a ação de vandalismo que sofreu a imagem da Santa, padroeira do bairro, Nossa Senhora de Lourdes.

Muitos católicos de Óbidos, estão com sentimento de tristeza pela ação dos vândalos, por depedrar um patrimônio símbolo da religião cristã do catolicismo, que mexeu e abalou o sentimento dos católicos de toda a cidade.

Vandalismo ou intolerância religiosa? Uma pergunta que independente da resposta causa revolta.

Umas imagens foram muito compartilhadas nas redes sociais nesta manhã de quinta-feira em Óbidos. A imagem de Nossa Senhora de Lurdes foi incendiada na madrugada de quinta-feira (19) na cidade de Óbidos - Pará.

A proteção de grade impede que a imagem seja furtada, mas não evitou que o fogo fosse ateado na estrutura localizada a frente da Igreja do bairro Lourdes na avenida Dom Floriano próximo a feira do produtor rural da cidade.

A coordenação da comunidade registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia e cabe a polícia civil investigar quem é o responsável pelo incêndio.

As marcas sobre a imagem comprovam a ação de incêndio. Vandalismo ou intolerância religiosa, o importante é punir em caráter de evitar que outras igrejas e religiões sejam afetadas pela falta de respeito.

Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é diferente. No momento em que é humilhado, discriminado, agredido devido à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados; ou seja, é também vítima de um crime - e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp