26/07/2021 às 08h41min - Atualizada em 26/07/2021 às 08h41min

Entenda a história por trás do nome Cidade Presépio | Portal Obidense

O historiador Carlos Vieira explica o motivo da cidade de Óbidos possuir vários apelidos sendo um deles cidade presépio

Por: Marcelo Luiz
Cidade de Óbidos no Pará - Foto: Rafael Chocolate

ÓBIDOS - Talvez você já tenha ouvido falar ou até mesmo falou o nome "Cidade Presépio" quando quiz se referir ao município de Óbidos. Porém você sabe o motivo da cidade ter esse apelido?
 
O historiador obidense Carlos Augusto Sarrazim Vieira, explica em entrevista concedida ao Portal Obidense, o motivo da cidade de Óbidos ter esse batismo. "Óbidos carinhosamente é chamada de cidade presépio porque ela está sentada em cima de uma colina, e as luzes a noite nos dão a ideia de um presépio e com este pensamento que muitos poetas e historiadores compararam a nossa cidade principalmente à noite como um presépio." Informou Carlos Vieira (Obidense e historiador).


Além do apelido cidade presépio, Óbidos também possui outras nomenclaturas, assim chamada também de Cidade das Mangueiras por conter uma arborização rica na árvore que dá a fruta manga, de Cidade Pauxiara pelo passado onde habitavam os Índios Pauxis, Cidade da Fivela por ser considerada em sua margem o Rio Amazonas a sua parte mais estreita, Cidade do povo Xupa Osso que ganhou esse apelido na década de 1970 onde um empresário exportava ossos para fora do país.

Quem é obidense, sabe a importância desse carinho com a cidade, desta feita cada uma expressa o seu amor pela cidade da forma que preferir, seja ela Presépio, das Mangueiras, Pauxiara ou até mesmo nossa Sentinela da Amazônia.

Assista a entrevista abaixo



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp