26/03/2016 às 18h36min - Atualizada em 26/03/2016 às 18h36min

São Francisco é bairro da Via Sacra onde o público assiste o espetáculo sentado

Da Redação
Grupo Nova Aliança

Foto: Wendel Menezes

ÓBIDOS - Com estrutura improvisada possibilitando maior comodidade ao público que “aprecia” a 16 anos o espetáculo a céu aberto na Praça do Bairro São Francisco, sutilmente aprimorado a cada ano.

O grupo de Teatro Amador Nova Aliança, iniciativa dos jovens moradores do bairro ganham a cada ano a simpatia dos telespectadores pela dedicação e veracidade dos atores que aproximam o público da emoção vivida a mais de 2.000 anos atrás em Jerusalém com a obra, Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo.

A emoção tomou conta mais uma vez do público atônico que chegaram de vários bairros da cidade para prestigiar essa edição da via sacra, teatralizada no espaço de 800 metros quadrado aproximando ainda mais o espetáculo da comunidade, que em alguns momentos arrancou lágrimas e suspiros dos espectadores conduzidos pela empolgante e belíssima apresentação de cada ator e atriz, entregues plenamente ao trabalho.

O espetáculo do grupo que ocorreu na sexta-feira santa a partir das 19h com duração de 150 minutos dividido em atos que começaram no Batismo de Jesus, o perdão dos pecados de Madalena, a paixão no Monte das Oliveiras, prisão, condenação e morte de Jesus com a crucificação.

Esse trabalho teatral desenvolvido pelo grupo Nova Aliança, tem sido totalmente voluntário com ajuda de simpatizantes que cada membro este ano ficou encarregado de trazer uma colaboração para compor o material necessário ao desenvolvimento do impoluto espetáculo, sem ajuda do poder público, incentivados e apoiados pela Diocese de Óbidos.

Consagrado o maior espetáculo a céu aberto do Município de Óbidos com cenários fixos, a via sacra do grupo abri possibilidades de no futuro próximo transformar a praça com adequações cenográficas a altura do grandioso espetáculo que contou nesta edição com 87 personagens e 30 pessoas no apoio.

“- Cheguei a 6 anos no grupo com Projeto Cultura pela Paz através do grupo de teatro e tem melhorado a socialização, amizade, crescimento cultural e intelectual dos jovens deste bairro periférico da cidade, e marginalizado pelos serviços públicos. Nosso trabalho ajuda a essa juventude avida a oportunidades, vislumbrarem horizontes mais férteis”. Falou Douglas Sena a nossa Equipe de Reportagem.

O teatro tem sido retoricamente uma das formas de evangelização uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.

O Portal Obidense presente na cobertura desse espetáculo, ficou contente com os registros, que respalda ainda mais a criatividade cultural do povo obidense, com o mínimo de estrutura proporciona trabalhos dessa magnitude.

Click AQUI e vejas todas as fotos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp