11/04/2024 às 14h35min - Atualizada em 11/04/2024 às 14h35min

MRN destaca compromisso com sustentabilidade e inovação no 9º Congresso Internacional do Alumínio

Evento vai envolver diversos representantes da indústria para discutir o futuro do setor

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ORIXIMINÁ - Na terça e quarta-feira (9/04 e 10/04), a cidade de São Paulo será a sede do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). O evento, que reunirá líderes empresariais, especialistas, acadêmicos e representantes governamentais, visa explorar as últimas tendências e avanços tecnológicos na indústria do alumínio. A Mineração Rio do Norte (MRN) é uma das patrocinadoras do evento que vai discutir os principais desafios e assuntos do setor. 

Entre os temas debatidos nesta edição estão a transição energética de baixo carbono, inovação tecnológica e a expansão do uso do alumínio em diversas indústrias - assuntos em que a MRN se destaca com o seu modelo de mineração sustentável na Amazônia e o trabalho desenvolvido no beneficiamento da bauxita, principal fonte de alumínio. 

“O Congresso Internacional do Alumínio é o ambiente ideal para abordar temas extremamente importantes para o setor na atualidade. Também será uma oportunidade para ouvir todos que são protagonistas no setor, das cadeias produtivas aos consumidores, passando por governos e formadores de opinião”, afirma Vladimir Moreira, diretor de Sustentabilidade e Jurídico da MRN. 

A empresa também estará envolvida em debates e compartilhará as experiências bem-sucedidas com a mineração sustentável, responsabilidade social corporativa e inovação tecnológica. Uma das mesas de discussão terá o tema “Exemplos de mineração responsável que contribuem para a conservação de biomas sensíveis e manutenção da Floresta Intacta”, em que a MRN apresentará as soluções para a preservação e restauração por meio do Programa de Recuperação de Áreas Mineradas, iniciativa que reflorestou 320,60 hectares e possibilitou, ainda, a plantação de 396.440 mudas, de 88 espécies arbóreas nativas, como Andiroba, Castanha do Pará, Copaíba, Cumaru e Itaúba. Tudo isso apenas em 2023. 

O segundo debate que contará com a participação da empresa será “Conectando sucesso corporativo com progresso social através da construção de legados e geração de valor compartilhado”, abordando iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico das comunidades. Uma das ações nesta área desenvolvida pela MRN é o curso de “Rede de Sementes”, que iniciou este ano nas comunidades Saracá e Boa Nova, no município de Oriximiná, e que conta com a participação de cerca de 80 moradores. Os participantes são capacitados em técnicas de coleta, beneficiamento, armazenamento, ampliação e comercialização, ampliando o potencial de produção, diversificando os compradores e inserindo-os no mercado nacional de sementes. 

“Sem dúvidas teremos grandes debates sobre o potencial do alumínio e a busca por um futuro mais sustentável para o setor. A participação da MRN no Congresso Internacional do Alumínio destaca o nosso compromisso em ir além das obrigações cumpridas de forma integral. Esperamos deixar no evento um legado social e ambiental, destacando a todos a importância de contribuir com a conservação dos locais onde a mineração atua”, completou Moreira. 

O desenvolvimento de novas matrizes energéticas também será abordado no evento. Acompanhando este importante movimento, a MRN assinou recentemente um Memorando de Entendimento (MoU) com a Companhia de Gás do Pará, buscando avaliar o uso de gás natural em seu empreendimento e reduzir a dependência do Óleo Combustível OCA1, optando por uma alternativa que sugere potencialmente maior eficiência, estabilidade e garantia operacional, alinhada às melhores práticas do mercado. A ações como esta garantem o reconhecimento da empresa que, no mês passado, foi certificada pela ASI (Aluminium Stewardship Initiative) com os selos Padrão de Performance e Cadeia de Custódia (CoC), a única iniciativa global de sustentabilidade voluntária abrangente para a cadeia de valor do alumínio, da qual a bauxita faz parte. 

Serviço - 9º Congresso Internacional do Alumínio

Data: 09/04 e 10/04.

Local: Hotel Unique – São Paulo (SP).

Site: www.congressoaluminio.com.br.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp