18/06/2019 às 10h31min - Atualizada em 18/06/2019 às 10h31min

Especialista em cibersegurança, Cláudio Florenzano, dá dicas para saber se seu WhatsApp está sendo clonado

Em Óbidos já tem registro de usuário que teve seu telefone clonado onde os invasores acessaram sua conta corrente do Banco do Brasil e retiraram todo o valor da conta

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - A onda de ataques as autoridades máximas da república e celebridades no Brasil, gerou uma grande desconfiança nos usuários de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. Se até os "famosos", que deveriam ter uma proteção maior, não escapam de ser hackeados, imagine nós, "meros mortais". Então como podemos fazer para nos proteger dessa invasão?

Você leitor já deve ter feito para si, essa mesma pergunta várias e várias vezes, por isso nossa equipe do Portal consultou o obidense e especialista em segurança digital, Cláudio Florenzano, que deu várias dicas para você internauta saber se está sendo vigiado e como se proteger. "É possível saber se seu WhatsApp está sendo clonado com algumas dicas simples. Como o mensageiro é o App mais usado no mundo, as tentativas de invasões também tendem a ser grandes. Ao conseguir acesso ao smartphone ou ao chip do telefone e, conseqüentemente, ao QR code do aplicativo, uma pessoa mal-intencionada pode visualizar suas conversas pessoais, incluindo fotos e vídeos." Diz o especialista Cláudio Florenzano.


Veja a seguir, dicas e recomendações essenciais para se proteger e evitar que suas mensagens estejam na mira de invasores:

1. Verificar atividades estranhas em sua conta
É importante ficar atento às mensagens que você provavelmente não enviou e estão no seu celular. Outra dica interessante é verificar se uma conversa consta como lida, mesmo que você não tenha recebido a notificação ou visualizado o conteúdo.

2. Sessões ativas no WhatsApp Web
Na opção de "Ajustes" do WhatsApp, o usuário deve ir na opção "WhatsApp Web/Desktop" e conferir quais aparelhos estão com sessões ativas. Caso você reconheça alguma movimentação estranha, é só clicar na opção "Sair de todas as sessões". Dessa forma, se houver algum dispositivo desconhecido conectado, ele será removido.

3. Cuidado com App`s espiões
Por meio de aplicativos espiões, geralmente disponíveis em celulares Android, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso às ligações e mensagens de seu celular, inclusive do WhatsApp. Vale lembrar que, para isso, é necessário ter acesso físico ao smartphone para instalar o App. Para se proteger, é necessário estar atento às movimentações suspeitas e softwares desconhecidos armazenados no aparelho.

Como se proteger

Para evitar que seu WhatsApp seja invadido, é interessante seguir algumas dicas de segurança:
1- Ative a verificação em duas etapas nas configurações da conta do WhatsApp. O recurso adiciona uma camada extra de segurança ao aplicativo;

2- Não instale App`s de fontes desconhecidas ou não autorizadas. Além disso, evite usar o mensageiro em versões "turbinadas", como o GB WhatsApp ou Yo WhatsApp.

3- Evite conectar o celular em conexões Wi-Fi desconhecidas;

Para iPhone (iOS), há a alternativa de bloqueio por meio do uso do Touch ID (impressão digital) no WhatsApp.

4-Não deixe o smartphone sem vigilância quando estiver distante dele. Evite compartilhar o aparelho com estranhos;

5- Instale um aplicativo para colocar senha no WhatsApp. Dessa forma, quando alguém tentar acessar o mensageiro, será necessário digitar também a senha do aplicativo, além do desbloqueio normal do celular;
 
6- Se o seu WhatsApp já está hackeado, é possível desativar sua conta enviando um e-mail para support@whatsapp.com. Se o perfil não for acessado por 30 dias, ele será excluído automaticamente.
 
Claudio Luciano G. Florenzano é formado em TI (Tecnologia da Informação) pela faculdade Marta Falcão (DeVry University Brasil). Em 2015 participou de um concurso organizado pela Adzuna Internacional de Londres, com participação de 8 países entre eles Brasil, Rússia, Canadá, Alemanha, Polônia, Holanda, França e Inglaterra e foi eleito o melhor universitário do ano de 2015.
 
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
23.0%
10.2%
1.3%
0%
0%
15.1%
1.6%
0.7%
35.5%
1.3%
4.3%
3.3%
1.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp