05/03/2019 às 14h14min - Atualizada em 05/03/2019 às 14h14min

Portal Obidense transmite ao vivo uma espécie de Reality show da travessia a nado no rio Amazonas em frete a cidade de Óbidos – PA.

Triatleta de Jaraguá realiza desafio de atravessar o Rio Amazonas e entra para a história da cidade de Óbidos.

Por: Walmir Ferreira e Hayme Amorim

Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS – O mundo viu o desafio que movimentou o Brasil na manhã desta terça-feira (05) de carnaval em Óbidos cidade que fica no oeste paraense onde está acontecendo o melhor carnaval de rua da Amazônia.

Foram mais de 10 mil pessoas acompanhando a travessia em uma espécie de Reality show, onde o nervosismo e adrenalina ficaram em alta, pessoas de vários estado do Brasil mandando mensagem de força e motivação ao desafiante.


Foram aproximadamente 2km em 1h20 de natação nas águas barrentas do majestoso Rio Amazonas. O tri atleta Jonathan é morador da cidade de Jaraguá do Sul estado de Santa Catarina e veio para Óbidos brincar no Carnapauxis, mas ao ver o rio Amazonas não resistiu e foram 3 dias de muita concentração e solicitação de permissão a família e as autoridades marinhas.

Segundo Janathan, na vinda de barco até o município, o triatleta vinha admirando o Rio e falou que precisava atravessar pois não sabia quando voltaria novamente ao município.

O triatleta foi entrevistado pela equipe do Portal Obidense e TV Versátil, onde falou de seu desejo, como o desafio seria um fato inédito com registro nossa equipe se propus a acompanha-lo, porém no dia marcado ele desistiu aceitando conselho de amigos e de sua família que não concordaram, após vários procedimento em relação a segurança finalmente decidiu realizar o que foi um feito inédito em Óbidos.

Muitas pessoas não acreditavam que ele pudesse concluir esse desafio, pois a muitas histórias de desaparecimento no Rio. O que muita gente chamou de "loucura", se transformou em um marco para o município de Óbidos.
 
Ele pensou em desistir no início do percurso: "Primeiramente eu pensei na minha vida, depois pensei em parar, o rio daqui são como as ondas, é um pouco difícil mas graças a Deus consegui" disse Jonathan.

CLICK AQUI – Assista a transmissão ao vivo na Integrada

CLICK AQUI – Assista repercussão em Óbidos

O percurso iniciou do outro lado do porto de Óbidos, em uma comunidade chamada Trindade, foram mais de 1h a nado, quando chegou no Porto de Óbidos, foi recebido com aplausos pelas pessoas que o aguardavam ansiosos.

Segundo algumas pessoas de Óbidos, comenta-se que esse feito já tinha sido realizado por uma obidense chamado “Saleiro”, mas não tem registro e nem algo que comprove que o obidense saleiro saiu realmente de outra margens, sem preparo e técnicas de natação, força física e resistência este fato ficará apenas nos contos populares dos obidenses. Saleiro que é irmão do Gaponga, taxista, afirma que atravessou não apenas uma, mas 3 vezes.

O Portal Obidense procurou o historiador Carlos Vieira para saber se em suas pesquisa existe registro, ele disse ao portal obidense que procedi os comentários e aconteceu mas não soube precisar se foi da outra margens, pois o que sabe é que ele pulou de uma balsa.

Carlo Vieira ainda disse um fato curioso que na década de 60 ou 70 o Cabo Ataulfo pai da Valda Salgado também fez essa travessia, porém nessa época o amazonas era mais estreito e também não tem registro.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197 – 6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp