09/12/2018 às 19h52min - Atualizada em 09/12/2018 às 19h52min

Biblioteca Municipal de Óbidos completa 50 anos de existência.

Informações - Sec. Cultura
Por: Hayme Amorim

Foto: Romulo Viana
ÓBIDOS - A Biblioteca Municipal de Óbidos, completou no último sábado (08), 50 anos de sua existência. O espaço foi criado pelo ex-prefeito Haroldo Tavares e iniciou seu funcionamento no forte Pauxis, em seguida, ganhou prédio próprio por iniciativa do Prefeito José Carlos Ferrari, que recuperou o antigo prédio da cadeia pública que estava abandonada, logo depois foi transferida ao prédio onde hoje funciona o Conselho tutelar, atrás da Casa de Cultura.

No governo do Prefeito Nonato, nomeado tenente, voltou a funcionar no prédio da cadeia pública, quando está foi remanejada para as dependência da casa de Cultura, onde funciona até hoje. Embora oficialmente a biblioteca pública de Óbidos esteja completando 50 anos, é importante ressaltar que a primeira biblioteca em Óbidos foi criada em 1854, conforme informa Artur César Ferreira Reis, no livro "A História de Óbidos".


Nos dias atuais, a biblioteca funciona regularmente de 07h ás 17h e dispõem de mais de 8.000 exemplares de livros, segundo informações em sítios da cidade, a Biblioteca Municipal de Óbidos oferece a população um acervo diversificando e várias coleções de pesquisa, além de dispor de um expositor com obras raras de escritores obidenses, como obras de José Verissimo de 1900. A Biblioteca atualmente, foi enriquecida com a doação do acervo particular de uma obidense ilustre, a Prof. Doutora Maria de Nazaré da Cruz Vieira, ex-editora do centro de letras, membro da academia artística e literária de Óbidos, e autora de várias obras de caráter literário e de pesquisas.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp