22/04/2024 às 17h32min - Atualizada em 22/04/2024 às 17h32min

IFPA Campus Óbidos realiza palestra com a participação do Cacique Juventino Pesirima | Portal Obidense

Meio ambiente e os povos indígenas foram temas abordados. Além do Cacique, também estiveram presentes sua esposa e filha que fazem parte da aldeia Kaxuyana

Por Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Meio ambiente e os povos indígenas


ÓBIDOS - Fazendo parte das programações alusivas ao dia 19 de abril (dia dos Povos Indígenas), o Instituto Federal do Pará Campus Óbidos (IFPA) realizou um evento de conversação entre indígenas da aldeia Kaxyuana região de Oriximiná e os discentes.


O evento ocorreu no auditório do instituto e contou com a participação do Cacique Juventino Pesirima Kaxuyana, sua esposa Rosa Tirio, filha Sikune Kaxuyana Tirio, Ítalo Souza representando órgão público municipal, professora Iza Régis coordenadora e os alunos. Dando seguimento, foi colocado em destaque assuntos acerca do meio ambiente e povos indígenas, uma pauta de extrema relevância, especialmente pelo dia em questão e ainda com um olhar atento para aprender a construir o conhecimento sobre as nações, territórios e natureza.


e Portal Obidense  Publicidade 750x90



Povos Kaxuyana

Em sua origem, o nome Kaxuyana diz respeito estritamente aos habitantes do Rio Cachorro, tal como próprio termo diz "Kaxuyana" refere-se a: Yana (gente) habitante do Rio Kaxuru (cachorro), afluente do Rio Trombetas.

São povos que habitam a região que fazem parte dos rios Cachorro, Trombetas, Iaskuri, Kaspakuru e Turuna. Em dias mais recentes, os Kaxuyana constituem um grupo étnico oficialmente reconhecido, apenas restando terem reconhecimento do direito à terra de origem e de ocupação territorial.

O Cacique Juventino usando a língua portuguesa compartilhou com os alunos um pouco das histórias, culturas, religião e outras informações referentes ao povo Kaxuyana. Sua esposa Rosa também contribuiu com as informações, porém falando na língua nativa do seu povo que é o "Karíb".

A filha do Cacique e de Rosa também participou com as informações, uma vez que a mesma é acadêmica na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e também é uma das grandes líderes no meio social do seu povo, trabalhando com a divulgação de mídia da cultura indígena que a cada ano vem tendo uma crescente considerável, um reflexo positivo que aponta a aceitação dos povos indígenas sobre a tecnologia que hoje se tornou fundamental para todos.

Durante a conversa, alunos, professores e outros foram convidados a interagirem com a família indígena, onde foi aberto para perguntas e que na medida do possível foi respondida pelo Cacique e sua filha. Uma experiência única vivida pelos alunos que tiverem a grande oportunidade de obter um conhecimento além dos livros, de poder pessoalmente conhecer e conversar com verdadeiros representantes da cultura dos Povos Originários.


e Portal Obidense  Publicidade 750x90


 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp