16/11/2015 às 16h06min - Atualizada em 16/11/2015 às 16h06min

XVI Raid Alenquer-Curuá mantém a tradição e atrai milhares de pessoas

O evento que tem apresentado um crescimento significativo no número de participantes nos últimos anos, é considerado um dos maiores do gênero.

Da Redação
Fotos: Mauro Naian Gomes

CURUÁ – Um dos maiores eventos off-road do norte do Brasil, reuniu milhares de pessoas no sábado (14), durante a 16º edição do Raid Alenquer-Curuá. O evento atraiu os amantes de trilha de diversos municípios do Pará, principalmente da região oeste, além de contar com a participação de pessoas vindas de outros estados do Brasil. Segundo estimativas da coordenação do Raid, cerca de 20 mil pessoas participaram este ano das programações em Alenquer e Curuá.

A saída de Alenquer ocorreu por volta de 9h com a tradicional passeata dos “trilheiros”, como são chamados os participantes. Milhares de motos e outras centenas de carros e quadriciclos, tomaram conta da cidade “Ximanga”, avisando que estava iniciando mais uma edição do Raid Alenquer-Curuá. “É emocionante esse momento em que as motos passeiam pela cidade antes da saída para a trilha. Eu como alenquerense me sinto orgulhosa de tudo isso”, disse Ana Tavares, autônoma que acompanhava a passeada em uma das esquinas da Travessa Lauro Sodré, no centro comercial de Alenquer.

O trajeto do Raid que tem 60 km de extensão é realizado nos campos que se formam no período da seca, na região de várzea, entre os dois municípios. Uma das marcas desse evento são os atoleiros ao longo do percurso, que tornam a trilha ainda mais emocionante. Esse ano com a grande seca na região, os atoleiros diminuíram, mas a emoção e a paixão do “raideros” não. Quando aparecia um trecho de lama pela frente, a satisfação era enorme. “Não existe Raid sem lama. O bom de está aqui é poder superar os desafios no caminho junto com as amizades”, afirmou o empresário Guilherme Feitosa.

Reencontrar antigas amizades ou mesmo simples conhecidos, durante o percurso é outra surpresa da trilha. Deixar para trás um veiculo atolado é proibido no Raid e nessas horas a união sempre faz a diferença. Em trechos onde o tráfego de carros era mais complicado, não era difícil encontrar os participantes unidos fazendo um grande esforço para ajudar os veículos atolados de conhecidos ou até mesmo de desconhecidos, a prosseguir o seu caminho.

Outra peculiaridade do evento é a participação de equipes, grupos formados por amantes desse tipo de esporte, que se reúnem para participar do Raid. Sempre padronizados com as

suas camisas eles fazem a diferença no evento. Augusto Barbosa de Monte Alegre era um deles, o integrante da equipe “Nós Capota Mais Não Cai”, disse que o grupo de amigos aguarda ansioso a chegada do dia do evento. “Somos apaixonados por aventura e esperamos o ano todo para participar do Raid. A gente forma um grupo de amigos, manda fazer as camisas e vem pra se divertir mesmo”

Mara e Paulo da cidade de Oriximiná escolheram a trilha, mas precisamente a comunidade Urubu, para oficializar a união do casal, a cena incomum de uma trilheira vestida de noiva em um quadriciclo, chamou a atenção de todos. “São duas paixões meu marido e a trilha que eu amo fazer. Pena que a minha família não está aqui, mas está tudo bem. A gente nunca sabe quando é o momento certo pra casar, mas já são 16 anos juntos, agora é só oficializar a união”, afirmou a noiva Mara Alves.

No início da tarde de sábado as primeiras motos e carros começaram a chegar a Praça Beira Rio, em Curuá. Vários shows de bandas locais e regionais animaram o público até às três horas da manhã. “Estamos trabalhando para que o Raid seja incluído no calendário de eventos culturais do Estado do Pará, para que seja reconhecido pela sua grandiosidade. A gente fica muito feliz de poder receber a altura os nossos visitantes. O Raid sem dúvida a cada ano cresce mais e isso nos motiva a fazer sempre o melhor”, enfatizou Adriana Silva, prefeita de Curuá.

Veja mais fotos nos link´s abaixo:

- Raid 2015 - Parte I

- Raid 2015 - Parte II

- Raid 2015 - Parte III


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp