05/09/2023 às 15h20min - Atualizada em 05/09/2023 às 15h20min

A importância do trabalho realizado ao longo desses 101 anos, a Serviço da Vida, do Hospital Dom Floriano na Providência de Deus

Fundada em 1922, a Santa Casa da Misericórdia, tem sido um verdadeiro exemplo de dedicação e cuidado com a vida

Da redação
Ascom - Santa Casa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

101 anos do Hospital Dom Floriano

ÓBIDOS - Na manhã dessa terça-feira, (05), em um momento de gratidão, foi celebrado a Santa Missa em Ação de Graça pela passagem de 101 anos da Santa Casa da Misericórdia, a Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, e concelebrada pelo Frei Afonso, na Capela do Hospital Dom Floriano.
 

Fundada em 1922, a Santa Casa da Misericórdia, tem sido um verdadeiro exemplo de dedicação e cuidado com a vida. Ao longo de sua história, a instituição tem se dedicado a prestar assistência médica e social a milhares de pessoas, sempre com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde da comunidade. O município de Óbidos possui um dos mais antigos hospitais da região Oeste do Pará, que ainda está em funcionamento.


 
Durante a Missa, o Bispo Dom Bernardo, ressaltou a importância do cuidado com o próximo e do acolhimento como princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ele destacou ainda o papel fundamental desempenhado pela Santa Casa da Misericórdia ao longo de todos esses anos, oferecendo cuidado e assistência a todos que necessitam.
 
Inaugurado em 07 de setembro de 1922, como Hospital da Caridade tendo como seu fundador General Braulino de Carvalho. Anos seguintes o Bispo Dom Floriano Loewenau, OFM, concluiu o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, iniciado no ano de 1953 pelo então gestor, Dr. Raymundo da Costa Chaves. Em seguida, após o seu funcionamento, se tornou um hospital de referência no atendimento de pacientes do município de Óbidos e demais municípios circunvizinhos. Em 4 junho de 2014, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), assumiu a primeira obra na região amazônica a pedido do atual Bispo Diocesano de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, que assume então a gestão motivados pelo desejo de levar a saúde e espiritualidade à comunidade local. Os envolvidos com a causa foram, pouco a pouco, transformando a realidade da Santa Casa, que hoje leva o nome de Hospital Dom Floriano na Providência de Deus.
 
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e uma estrutura moderna e bem equipada, a Santa Casa da Misericórdia tem se destacado como referência no atendimento médico-hospitalar. Além disso, a instituição também desenvolve projetos sociais e oferece suporte emocional e espiritual aos pacientes e seus familiares.
 
Ao completar 101 anos de existência, a Santa Casa da Misericórdia reafirma seu compromisso com a vida e continua a desempenhar um papel fundamental na comunidade, oferecendo cuidado e assistência a todos que necessitam, independentemente de sua condição social ou econômica.
 
O Hospital Dom Floriano na Providência de Deus é o único de internação em Óbidos, situado em uma região com aproximadamente 50 mil habitantes, incluindo a população ribeirinha. A dificuldade de acesso à região, localizada às margens do Rio Amazonas, é um obstáculo que tem dificultado a ampliação da assistência com profissionais especialistas.




 
No final da Celebração, o Bispo Dom Bernardo, por meio de Associação Beneficente Emaús, e Pastoral da Criança, começaram a entregar em forma de doação a Caderneta da criança: passaporte da cidadania, 5ª edição, para as mães que ganharam bebês no Hospital Dom Floriano na Providência de Deus. Serão entregues mais de 900 cadernetas ao longo do ano. Nesta Caderneta devem ficar registradas todas as informações sobre o atendimento à criança nos serviços de saúde, de educação e de assistência social para o acompanhamento desde o momento do seu nascimento até os 9 anos de idade. Traz orientações sobre os cuidados com a criança e com o ambiente para que ela cresça e se desenvolva de forma saudável. Traz também informações sobre os direitos e deveres das crianças e dos pais, aleitamento materno, alimentação complementar saudável, vacinas, saúde bucal, marcos do desenvolvimento, consumo, e informa sobre o acesso aos equipamentos e programas sociais e de educação.



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp