21/08/2016 às 13h08min - Atualizada em 21/08/2016 às 13h08min

Futebol americano promete dobrar a emoção no certame paraense 2016.

A cada ano a modalidade cresce no estado paraense despertando o interesse do torcedor.

Por Kezia Carvalho
Diário do Pará

PARÁ - Depois de vários meses de preparação, investimentos e planejamentos, a terceira edição do Campeonato Paraense de futebol americano começa neste sábado, com o confronto entre os atuais campeões, Vingadores, e Legião, um dos times estreantes na competição. A partida vai ocorrer no estádio do Souza, a partir das 13h.

Nesta temporada, a novidade é a quantidade de equipes. Ao contrário das duas primeiras edições do estadual, quando apenas Titans, campeão em 2014, e Vigadores, campeão em 2015, competiram, em 2016 a disputa está mais acirrada. “Este ano é diferente, mas não apenas porque organizamos a casa, os times e os atletas, mas também porque estamos promovendo um evento inédito com um esporte pouco conhecido aqui no Estado”, ressaltou o presidente da Federação Paraense de Futebol Americano (Fepafa), Hugo Magalhães.

REGULAMENTO

Ainda de acordo com o presidente da Fepafa, existem alguns critérios de classificação. “Todos vão jogar contra todos na primeira fase. O critério para a classificação é o maior número de vitórias, seguido pelo que menos levou pontos contra”, detalhou Hugo Magalhães.

EDIÇÃO 2016

OS PARTICIPANTES

Além do jogo de abertura, entre Legião e Vingadores, que vão se enfrentar hoje, o campeonato também terá a participação de outros três times: Soldiers, Xingu e Titans.

O FORMATO

A competição que começa neste sábado tem previsão para acabar em novembro. Serão cinco rodadas e mais o jogo final, entre os dois melhores times que vão decidir o título desta temporada.

PRIMEIRA RODADA

O último jogo da primeira rodada está marcado para amanhã, às 8h, também no estádio da Tuna, com Soldiers e Xingu. O Titans folgará e terá sua estreia somente na segunda rodada, no dia 11 de setembro, contra o Soldiers.

INGRESSOS

Nas duas partidas, os torcedores vão ter de pagar R$ 10 para assistir aos jogos.

Estreante, Legião já entra com metas mais ousadas

Estreante no Campeonato Paraense de futebol americano, que inicia hoje à tarde, no estádio da Tuna, em Belém, a equipe do Legião foi formada há menos de um ano, mas trabalha com as maiores pretensões para a competição, que vai ocorrer com mais quatro times.

O time traz na bagagem a experiência de já ter participado de um campeonato em Manaus, o ‘Desafio Manaós’, realizado no início do ano, quando os paraenses levaram a melhor.

De acordo com o defensive and, Jorge Amado, que atua na ponta da defesa do time, a competição manauara foi importante para o amadurecimento do Legião. “O campeonato de Manaus contribuiu e muito para o que nós vamos participar esse semestre. Foi uma experiência muito boa porque enfrentamos times fortes, no mesmo nível dos times do Pará”, pontuou o atleta.

Ele também ressaltou a importância da preparação para a competição. “Apesar de ser um esporte de contato o preparo psicológico dos atletas também precisa ser muito bom porque conta muito durante um torneio”, ponderou.

O Legião já realizou um amistoso contra o Titans e já sentiu o clima do que pode ser a terceira rodada, onde as duas equipes se enfrentam.

“Todo jogo-treino vale muito porque os times daqui têm um nível muito bom”, ressaltou, lembrando também que hoje o grupo conta com cerca de 60 atletas, mas apenas 11 entram em campo em substituições. “A federação estipulou um teto de atletas para a participação no campeonato e o nosso time alcançou esse teto por ser uma equipe que acolhe todo mundo, tendo como foco fazer a nossa equipe crescer com qualidade”, destacou Jorge. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp